.

.

.

.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Lindo Discurso de Igualdade + Abre aspas para a Natália que foi demitida

.

Agora, todos juntos vamos fazer sinalzinho de aspas com os dedos para a líder Natália.
Vamos lá! 1, 2, 3.


Eu explico gente!
Não estou querendo menosprezar e me desfazer da Natália, mas é que em outro post eu comentei que eu não gostei da atitude dela de ter feito sinalzinho de aspas com os dedos para se referir à líder Marília que por sinal foi demitida. A Natália disse "líder" entre aspas, ou seja, ela se desfez da liderança da Marília.
E agora a Marília deve estar em casa fazendo sinalzinho de aspas também, pois a Natália foi líder na última tarefa e foi demitida. Toma!

Na última tarefa a Natália foi líder da equipe Avant. Como nessa equipe tinha mais gente que na equipe Up, a Natália teve que escolher uma pessoa para sair do Avant e pertencer ao Up, o grupo dos metidos.
E ela escolheu o Rodrigo Solano que foi a grande estrela do programa, ele foi criativo e inteligente.
Talvez ele tenha se sentido menosprezado, diminuído pela Natália pelo fato de ter sido escolhido por ela para trocar de equipe e resolveu se superar, mostrar para ela que ele é capaz, ou então ele sempre teve essa postura e a Natália que não é tão boa líder nunca percebeu, dispensando assim o melhor talento que tinha na equipe.

A tarefa era de convencer as pessoas a consumirem um novo café da Nestlé que vem com uma cafeteira (eu não entendi direito rsrsrs) e convencer que esse era um bom presente para o Dia das Mães. E eles tinham que fazer isso em um trailer na Avenida Paulista.
O Rodrigo Solano (equipe Up) teve a ideia de vestir uma fantasia de coração com o slogan "A Mamãe merece Dolce Gusto" para chamar atenção e tirar fotos com as pessoas, isso foi um grande atrativo e o principal foi que não fugiu do objetivo da tarefa.
A equipe Avant decidiu fazer um concurso cultural, com a pergunta:
"Por que a sua casa merece Dolce Gusto?"

Nessa hora eu acredito que em casa todo mundo deve ter percebido que eles fugiram do tema de Dia das Mães, pareceu mais slogan de produto de limpeza.
Gente! Esse povo nunca foi em supermercado não? Nunca entraram em uma loja? Todos os anos é a mesma coisa, se aproxima o Dia das Mães e a decoração do comercio, as promoções, são todas enfeitadas de coração, de frases carinhosas dedicadas à mães, como pode a equipe Avant não saber como se faz uma campanha de Dia das Mães, até eu que sou mais besta já sei rsrsrs.
O povo nariz empinado da equipe Up venceu a tarefa e venceu bonito!

As duas equipes também serviam café para as pessoas que circulavam por ali. Duas pessoas que trabalham na Nestlé fingiram ser pessoas comuns como qualquer outra e fizeram várias perguntas capciosas para os dois grupos só para ver se eles estavam atentos.
E isso na vida real também acontece, eu mesma já passei por isso, como sempre trabalhei com telemarketing, os representantes das empresas se fingiam de clientes só para nos testar e só no final do atendimento revelavam sua verdadeira identidade.

Para tomar um cafézinho em um dos dois trailers, era preciso entrar na fila. Na equipe Avant aconteceu uma coisa muito chata. Um senhor deficiente físico, com dificuldade de fala e de locomoção não entrou no final da fila, foi direto lá na frente. O Ramon não percebeu que ele era deficiente físico e disse que ele deveria ir para o final da fila. Então esse senhor se sentiu discriminado e falou uns monte para o Ramon, que até pediu desculpas, disse que não havia percebido que o homem era deficiente.
Infelizmente isso é mais comum do que parece. Já ouvi uma historia de quê uma mulher estava no mercado com uma criança um tanto grande no colo na fila do caixa preferencial, então a menina do caixa achou que ela estava dando uma de espertalhona e pediu para que ela fosse em outra fila, pois aquela era para deficientes. Então a mulher colocou a criança no chão e bem irritada disse: Anda filha!
E a menina não podia andar, essa era sua deficiência.

Na sala de reunião o Doria levou o Ramon para a berlinda, mas foi só para dar um susto nele para ele ficar mais esperto da próxima vez. A demitida foi a Natália.
O conselheiro disse para o Ramon que isso que aconteceu para uma marca é imperdoável.
Todo mundo comovido com as palavras daquele senhor deficiente, até o Doria se emocionou e esse foi o motivo de ter levado o Ramon para a berlinda, e o outro só pensando em marca. Ai ai.

É curioso ver como líder e vice-líder se atacam.
Um candidato à prefeito e seu vice fazem campanhas juntos, com união, um apoiando o outro, mas no Aprendiz isso não acontece. Os dois que deveriam se apoiar na sala de reunião, afinal, eles ficaram juntos o tempo todo, seria mais lógico que um defendesse o outro, no entanto eles são os que mais se acusam, os que mais discutem.

Parabéns ao Rodrigo Solano, ele foi muito elogiado pelo Doria e pela Nestlé, por isso espero que ele tome cuidado, pois o sucesso dele pode despertar e inveja dos outros.
_____________________________________
.

Lindo Discurso de Igualdade

A reserva de vagas para negros em universidades, o famoso sistema de cotas, é uma forma de discriminação, contribuindo apenas para o aumento das desigualdades, afinal, somos todos iguais e os negros pregam a igualdade, ter vagas reservadas para eles seria desigual.

Alguém discorda disso?
É lógico que a grande maioria das pessoas concordarão com o trecho acima, não temos do quê discordar.
Mas existe um grande problema de discriminação racial no nosso país, não adianta tentarmos fugir disso.
Belos discursos de igualdade não resolvem o problema.
Se por ventura alguém resolver separar os direitos das pessoas, esse grupo tem esses direitos e aquele grupo têm esses, todo mundo vai achar errado, é lógico, afinal de contas, os direitos devem ser iguais para todos pois todos somos iguais.
Mas você trata à todos como iguais mesmo? Será?
O problema é real, o problema existe, negros, deficientes, obesos, religiosos, homossexuais, etc não estão mentindo ou simplesmente exagerando, eles sofrem discriminação sim.
Você empresário que acha um absurdo pessoas terem vagas reservadas nas universidades, quantos negros têm na tua empresa? Quantos negros têm na sala de aula?

As pessoas falam como se elas respeitassem e dessem oportunidades para qualquer pessoa. Mas isso sim é mentira, pois se essas oportunidades existissem, não haveria necessidade da reserva de vagas.

O sistema de cotas separa negros e brancos em vez de tratá-los como iguais? Sim.
Mas a discriminação existe e que tal pensarmos em uma solução para isso ao invés de pensarmos que um lindo (e falso) discurso de igualdade já nos livra da responsabilidade de ajudar o próximo e lutar por um mundo menos desigual, ou achar, simplesmente, que o problema não existe.

Eu acredito que a única raça no mundo é a raça humana.
Há um problema de discriminação nas universidades em que o branco é mais favorecido, isso é fato.

Agora tem um pessoal que também é bastante discriminado, até em vídeo games já os discriminaram. Eu estou falando da periferia.




Próximo Post: Falando sobre aquele assunto com os filhos.

Beijinho

domingo, 25 de abril de 2010

Para qual patrocinador você torce? + Meu preferido foi demitido

.
Meu preferido foi demitido
.

O post será em tom de revolta, por isso me desculpem qualquer coisa, qualquer palavra áspera.
Me desculpem também caso eu agrida alguém que vocês gostam, não é minha intenção.
Mas é que meu preferido foi demitdo! Como assim? Eu preciso gritar rsrsrsrs.
Pan, meu favorito, foi demitido. E na minha opinião por um motivo fútil.

Eu me simpatizei por ele desde o primeiro episódio do programa.
Ele foi o primeiro líder da equipe Avant e teve uma liderança brilhante.
Só que agora as equipes foram refeitas e o Pan foi parar na equipe Up.
A líder da equipe Up foi a Gabriela e ela escolheu como assistente o Caio.
A Gabriela se mostrou uma líder "boa de lábia". (Deveria ser contratada para o cargo de vendedora).

Na sala de reunião o João Doria disse que ela tinha inteligência para se defender mas não teve inteligência para vencer a tarefa.
E eu já tinha percebido isso desde o momento em que o grupo Up estava reunido no quarto do hotel refletindo, conversando sobre a derrota, então a espertalhona tentou manipular à todos para não a culparem pela derrota na hora da reunião. Ela dizia coisas do tipo "é muito fácil todo mundo errar e depois chegar na reunião e culpar a líder e seus assistes etc etc etc..."

Essa é uma boa característica pois uma das características do líder é ser influenciador, mas ele deve influenciar as pessoas a atingirem os objetivos da empresa, deve direcionar a equipe no caminho certo para o alcance dos objetivos da empresa e não influenciar a todos para benefício próprio.
Na hora de influenciar todos a realizarem a tarefa da maneira correta, a Gabriela falhou e nem ela sabia qual era o caminho à seguir.

Desde o início do programa o Caio só teve cargos de liderança, ora líder - ora assistente. Vamos ver como ele se sairá quando não tiver poder nas mãos. Eu aposto que ele vai atropelar todo mundo como vem fazendo em todas as tarefas, ele age como líder literalmente, ou melhor, ele quer ser mais que o líder.

Nessa última tarefa ele reclamou tanto das meninas que só apresentavam problemas e não apresentavam a solução, disse até que as meninas ficavam ligando para “encher o saco”, reclamou tanto e nem ele apresentou solução alguma. A responsabilidade de apresentar soluções é de todos e talvez se ele criticasse menos e pensasse mais, tivesse encontrado alguma solução. Mas ele reclamou, reclamou, reclamou e agiu igualzinho as pessoas que ele criticava.

A líder não teve inteligência para realizar a tarefa.
O Caio deu palpite e atrapalhou o tempo todo.
E o Pan foi demitido por excesso de timidez.

Como sempre o paradigma da timidez. Se o Pan for realmente uma pessoa tímida a mudança de equipe justifica sua maneira retraída, e isso pode acontecer com absolutamente qualquer pessoa, até mesmo com a mais extrovertida do mundo, todos podem se sentir inseguros ao serem incluídos em um novo grupo, ou em um ambiente cheio de pessoas que você não conhece.

Só que tudo o que um tímido fizer de errado, qualquer fraqueza, qualquer falha, todos irão relacionar isso à sua timidez, como se só os tímidos fossem falhos.

Quando o Pan foi líder ele teve uma ótima liderança, inclusive ao perceber que existia na equipe uma guerrinha de egos, ele teve inteligência para identificar o problema e teve iniciativa de dar um feedback no grupo, falando (com outras palavras) para deixarem a vaidade de lado e dialogarem mais. O resultado foi a vitória da equipe.

Após a demissão do Pan eu vejo na internet várias manchetes dizendo:
“Pan foi demitido por ser omisso”.
Na sala de reunião se o Doria não comentasse suas observações a respeito do Pan, ninguém iria falar nada dele. A conversa estava focada na Gabriela e no Caio. Ninguém deu um “toque” para o Pan melhorar, logo, todo mundo foi omisso também.
Ninguém identificou problema no Pan e ninguém lhe deu um feedback para ajudá-lo, e é função do líder também ajudar a todos, manter todos motivados.
Já o Pan quando foi líder, identificou os problemas e mesmo com seu jeito baixo de falar, com seu semblante sério, teve a iniciativa de dar um feedback no grupo para ajudar a todos, para o bem de todos.

O que vale mais? Um líder bom de lábia, mas que não tem inteligência para guiar a equipe no caminho certo e toma decisões erradas, ou um líder introvertido, mas que tem inteligência para direcionar as pessoas no caminho certo e sensibilidade para perceber quais são os verdadeiros problemas do grupo e tomar as melhores decisões?

A Cristiana que é de longe a melhor conselheira que esse programa já teve dentre todas as temporadas, observou bem o comportamento da líder, já o outro conselheiro teve a velha visão “bitolada” em relação a timidez do Pan e disse que o demitiria.
As pessoas são únicas e têm personalidades exclusivas, portanto o que se aplica a um tímido não significa que possa ser aplicado em outro tímido.

Mas infelizmente, pior que ir na delegacia confessar um assassinato, é você confessar que é tímido.
Se você disser isso em uma entrevista de emprego, sua vida acaba por ali.
Os líderes falam tanto em mudança, mas eles mesmos não evoluem seus pensamentos, seus conhecimentos, sempre tomam suas decisões baseadas em conceitos pré-formados sobre a timidez.

Não concordei com o Doria quando ele disse que o Pan foi um peso na equipe, afinal em uma equipe todos devem se tratar como parceiros e não como peso.




Para qual patrocinador você torce?

Um time não tem uniforme com as cores da bandeira da cidade, infelizmente quem manda e desmanda é o patrocinador, o dono do dinheiro.
O novo patrocinador do time de vôlei Osasco faz das meninas verdadeiras garotas propagandas ambulantes. O uniforme inteiro é da cor do produto Sollys da Nestlé, e até o nome do time agora é Sollys Osasco, só falta mandarem as meninas pintarem o cabelo de laranja também. Ou seja, o time de Osaco acabou, agora a gente torce por uma marca de produtos alimentícios. Daqui a pouco até o apelido das meninas vai mudar, por pura coincidência cada uma delas tem como apelido um nome de algum produto da Nestlé e será estampado na camiseta de cada uma seus respectivos apelidos.
Ainda bem que a Nestlé não patrocina o Corinthians senão mudariam até o hino do time e então cantaríamos “Salve a Nestlé, a campeã das campeãs...”


Nunca vi o Palmeiras usando outra cor de uniforme que não seja a cor verde, mas já começou a ficar vermelha, é assim que começa, daqui a pouco não poderemos mais chamar o time de verdão.


E falando em futebol, esses dias a Soninha deu uma entrevista na MTv dizendo que os times de futebol são dependentes das emissoras de televisão, que muitas vezes os times já estão no estádio prontos para jogar, mas o início do jogo atrasa porque ainda não acabou a novela da globo.

Olha! Quem tem que vestir a camisa da empresa são seus funcionários e não nós torcedores dos times de vôlei, bastante, futebol etc, da nossa cidade.
O que mais os patrocinadores querem? Será que vão mudar a maneira de se comemorar um gol também? Muitos jogadores levantam a camisa e por baixo dela tem outra camisa com a palavra Jesus. Só falta os patrocinadores exigirem que nessa camisa de baixo esteja escrito o nome da marca em vez e Jesus.

Próximo Post: Lindo Discurso de Igualdade

Beijinho

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Todo mundo comete erros de Português + Dois demitidos de uma só vez, Aílton e a líder Marília

O Aprendiz


Dois demitidos de uma só vez, Ailton e a líder Marília.

Nos episódios do programa O Aprendiz sempre vemos a realização das tarefas e é sempre uma correria, os participantes parecem fazer tudo em cima da hora, de qualquer jeito, sem planejamento. Bom, é isso que é mostrado à nós, a correria. A parte do planejamento não vemos tanto quanto as outras partes do programa.

Até o momento não vejo excesso de vaidade por parte dos líderes, e isso é bom, não há nada pior do que um líder orgulhoso que se acha melhor que todo mundo e se acha no direito de mandar. Porém, tem um rapazinho que pelo que parece ele será bem autoritário quando for líder. Falo do Conrado! Espero não estar fazendo um mau julgamento dele.

Dessa vez o grupo Up foi o campeão da tarefa. Eles tiveram que fazer uma campanha para conscientizar os motoqueiros sobre acidentes de trânsito.

O grupo Up fez uma campanha muito legal com o slogan “Duas rodas. Inúmeras vidas”.

Adorei!!!! Mas eu, se estivesse lá, colocaria “Duas Rodas. Milhares de vidas”. Rs

A equipe Avant fez uma campanha focada no condicionamento. No panfleto da campanha deles tinha a palavra MULTA grande e bem destacada. Ou seja, em vez de conscientizar os motoqueiros a não cometerem infrações no trânsito por causa das terríveis conseqüências que isso traz, eles pensaram em condicionar os motoqueiros na maior forma “se cometer infrações no trânsito vai pagar multa”. Para mim, esse slogan “MULTA” deu uma impressão de que se alguém morrer tanto faz, o que interessa é não pagar multa, somente por isso é que não devemos cometer infrações no trânsito.

E o resultado foi a derrota da equipe Avant. Então foram todos para a sala de reunião conversar com o Doria.

A Aimée levou um puxão de orelha. O Doria perguntou se ela foi responsável por determinada atividade e ela disse que não teve nada haver com isso. Então ele disse que quem trabalha em equipe não deve pensar assim, todos tiveram haver com tudo o que aconteceu e se alguém da equipe dele falar isso na empresa, esse alguém recebe uma cartinha de recomendação e vai trabalhar no concorrente.

Já deu para entender o recado!!!!

A líder Marília identificou vários erros nos membros do grupo e ficou aquela coisa “identificou o problema mas não resolveu”.

Ela foi acusada por eles de ter sido democrática demais, deixou todo mundo livre demais e não mostrou o caminho certo.
A Natália fez uma coisa que eu achei desnecessária, ela se referiu a líder fazendo sinalzinho de aspas com o dedinho, ela disse "líder" entre aspas com os dedinhos. Achei desnecessário pois a líder nomeou a Natália como tesoureira e não usava aspas para dizer que ela foi uma "tesoureira".

Já o Aílton foi acusado de pegar tarefas demais para fazer e não executou nenhuma com excelência.

Então a Marília (mais uma líder) foi demitida e o Ailton também.
Infelizmente a equipe Avant que é a minha preferida foi muito mal na tarefa, o Doria até disse que a equipe toda merecia ser demitida.

Hoje à noite tem mais, vamos ver quem será o próximo demitido.



Todo Mundo comete erros de Português

Todo mundo comete erros de português (exceto a minha mãe rsrsrs – ela só estudou até a 4ª série e sempre que eu pergunto se alguma palavra se escreve com X, CH, Z, S etc ela sempre responde. Bem que dizem que antigamente o ensino público era melhor até que o ensino particular, pena que isso mudou.)

Mas quando eu digo “todo mundo” é todo mundo mesmo. Até quem deveria dar o exemplo.

Um tempinho atrás eu mandei um e-mail para o MEC – Ministério da Educação - perguntando se um certo curso de uma certa universidade era reconhecido pelo MEC.

Só depois de muitos dias é que me responderam o seguinte:


















Deu impressão de que não revisaram o e-mail, não deram uma lida antes de me mandar.

Bom.

O trabalho e a escola exige que usemos a gramática corretamente e a linguagem culta.

Mas eu valorizo mais a comunicação seja ela da forma que for, do que essas regras.
Para mim, escrevendo certo ou não o importante é transmitir a mensagem e fazer seu destinatário entender.

Conhecem o chamado “Blog Corporativo”? É só ir no site de alguma empresa e procurar lá o link para o blog dela.

Para mim, Blog Corporativo é uma das coisas mais chatas que eu já vi na internet. Não é um blog comum, é um blog focado apenas na divulgação dos eventos da empresa e os comentários deixados pelos leitores são respondidos lá mesmo no blog no maior estilo:

“Prezado Sr. (a), informamos que à partir desta data, não responsabilizamos blá, blá, blá...”
Ou seja, é uma coisa totalmente formal fugindo do estilo da maioria dos blogs.

Tem um site que eu acesso bastante para fazer cursos, já fiz vários cursos gratuitos nele. Um deles é o curso de contabilidade.

São vários tutoriais / apostilas e exercícios de fixação.

Foi uma delícia fazer o curso de contabilidade, o autor escreveu com uma linguagem simples e divertida.

Nesse mesmo site eu tentei fazer o curso de Direito Trabalhista e até hoje não consegui sair da 1ª página do tutorial de tão chata e cansativa que é a leitura, uma linguagem formal demais com um monte de palavras que eu nunca ouvi na vida.

Eu particularmente detesto mandar e-mail para alguma empresa reclamando sobre o serviço prestado e ter como resposta um e-mail formal demais, só faltam me chamar de “Vossa excelência”.

Se for para falar bonito, que seja bonito mesmo, ou seja, falar palavras que bendizem, pois há palavras que bendizem e palavras que maldizem.
De quê adianta usar um português gramaticamente correto se for para maldizer as pessoas?
De quê adianta falar bonito e falar mentira?
Sobre o gerúndio, eu acho que as pessoas fazem uma tempestade em copo d’água na hora de falar sobre gerúndio.

E eu vivo trocando a palavra “nós” pela expressão “a gente” e posso afirmar que é raro eu falar ou escrever “nós”. E milhares de pessoas falam “a gente” assim como eu falo. Tem até letra de música com essa expressão.

As celebridades são bombardeadas de manifestações quando cometem algum erro gramatical em seus respectivos sites, blogs, twitter etc. Acho que as pessoas que gostam de fazer “terrorismo” em twitter de celebridades pensam que celebridades são perfeitas ou são seres de outro planeta. Eles são humanos e erram como todos nós.

Termino com o poema “Evocação do Recife” de Manoel Bandeira:

“A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada ”

Eu cometo erros de português sim mas até o MEC comete, celebridades cometem, escritores cometem etc.


Próximo Post: Para qual patrocinador você torce?

Beijinho

domingo, 18 de abril de 2010

Tempos Antigos e Tempos Modernos + O Aprendiz e Legendários

.
O Aprendiz



Gente, começou o “O Aprendiz”. Programa que eu adoro!!!!!
Como em todo programa de televisão, um rostinho bonito sempre conta, em O Aprendiz não foi diferente, só tem moças bonitas, tem uma lá que já foi até miss.


Agora o O Aprendiz da TV Record tem um novo apresentador que se chama João Doria.

(Alguém pode me explicar por que ele ainda apresenta o programa “Show Business” na TV Bandeirantes?).


Assistindo o programa eu descobri que se diz João Dória e eu estava dizendo João Doría.

Acontece que o nome dele não tem acento algum, então eu falei da maneira que achei certo. Espero que esse ao contrário do Roberto Justus não fique criando caso se alguém escrever seu nome errado. O Justus demite quem escreve Roberto Justos, com a letra “o” pois o correto é Justus, com “u”.


Ano passado eu critiquei o Justus por uma atitude que eu não gostei e o Sr. Doria fez a mesma coisa, que foi insultar o trabalho da equipe perdedora. Simplesmente massacrou com duras palavras um panfleto que eles fizeram. E nós sabemos que na vida real nenhum patrão pode insultar o trabalho do seu funcionário porque isso é falta de respeito com o trabalho dos outros. Por isso, não imite tudo o que você vê na televisão, programa de TV é uma coisa, ambiente de trabalho na vida real é outra.


Logo no episódio de estréia o Doria teve que demitir uma pessoa e demitiu a Renata, líder do grupo Up.

O Doria disse mais ou menos assim: Renata você está demitida, o restante do grupo voltará para o hotel e você voltará para casa com as lições que aprendeu aqui.


Por incrível que pareça o Justus era mais consolador na hora de demitir alguém. O Justus sempre dizia ao demitido da semana que ele era um ótimo profissional, tinha um grande potencial etc, para não acabar com a auto-estima de ninguém né! Ponto para o Roberto Justus!


Na sala de reunião todo mundo acusou a líder como responsável pela derrota da equipe e ela acabou sendo demitida. Foi embora dizendo que o erro de toda equipe foi para cima dela.


O líder é sempre o massacrado, bem que dizem que quando a equipe vai mal a culpa é do líder. Mas houve uma co-liderança, trata-se de um membro da equipe que foi escolhido pela própria líder como seu auxiliar. Esse também foi questionado sobre seu desempenho e ele se defendeu dizendo que a parte dele ele fez, mas a líder não ouviu.



E foi aí que o Doria arrasou! Disse que ele deveria compartilhar a liderança em vez de ficar apenas resguardando e defendendo seu cargo.

Gostei dessa. Ponto para o João Doria!


Um participante chamado Rodrigo também foi duramente acusado de falta de dinamismo e “cabeça dura”. O conselheiro do Doria perguntou se ele concordava com as acusações e ele respondeu que não.

E o conselheiro lhe disse: Então por que você não se defende?
Traduzindo: Então por que você não “quebra o pau” com todos que te acusam para subir a audiência do programa?


Esse mesmo conselheiro disse que a líder estava apática e não se defendia das acusações da sua equipe.

Sabe o que é? É que o Justus deixou todo mundo traumatizado, se alguém tentasse falar alguma coisa, ele mandava esse alguém calar a boca, dizia “não interrompa meu raciocínio”.


Dá um desconto para os universitários Sr. João Doria, eles pensam que você os mandará calar a boca caso falem alguma coisa fora de hora durante a reunião. É tudo culpa do Justus e agora precisamos nos acostumar com o jeito Doria de avaliar e demitir.



Fazendo um balanço geral do programa, eu gostei do Doria, achei ele bastante carismático e calmo!



Legendários



Eu assisti a estréia do programa Legendários, apresentado pelo Marcos Mion.

O Mion é uma graça, acho ele muito legal e o João Gordo me surpreendeu, sempre achei ele um Chatonildo grosseiro, mas agora ele está diferente.

O Mion disse que uma certa pessoa lhe falou que os brasileiros não entenderiam o programa porque brasileiro é burro.

Para mim essa pessoa que disse isso exagerou demais porque, embora o programa tenha sido apresentado à nós como humor inteligente, ele não tem um humor tão inteligente assim à ponto de não entendermos uma piada.



Aqui está uma amostra do humor inteligente exibido na estréia do programa:


 
Tempos Antigos e Tempos Modernos


A pessoa que não acompanha e não se importa com a moda tem muitas vantagens. Quando uma super-mega-ultra televisão está na moda, seu preço é altíssimo, quem não se importa com a moda espera essa “febre” pela nova televisão passar, assim o preço abaixa e ele compra a super-mega-ultra televisão por um preço bem mais baixo.



No caso de roupas, quando uma tendência para uma estação é lançada, ela só vai fazer sucesso no ano seguinte. Em um ano é lançado uma bota de inverno e o preço é alto, então esperamos o inverno passar e as botas ficarão mais baratas, por isso só no próximo inverno é que a usaremos, por isso que a moda só pega mesmo no ano seguinte.


A moda vai e volta. Por isso, quem não usou aquele super casaco que  todos estavam usando, não precisa se chatear, mais dia - menos dia, o casaco volta com força total.

Não vejo diferença entre a moda do passado e a moda atual.


Vejamos alguns exemplos:


Na minha opinião, Lady Gaga é uma cópia fiel da Elke Maravilha.
E até seu nome artístico não é tão moderno assim, aposto que foi inspirado em uma música bem antiga do Roberto Carlos “Lady Laura me leva pra casa, Lady Laura ...”


Hoje os adolescentes emos adoram usar calças jeans coladas e coloridas, igualzinho o estilo que o Tiririca já usa a anos.


Até o cabelo dos adolescentes de hoje já fez um mega sucesso no passado. É a famosa moda Chitãozinho e Xororó.


Vejamos esse chapeuzinho que faz muito sucesso entre os homens. Uma cópia perfeita do chapeuzinho do Seu Madruga.

MMM - Mion, Max e Madruga!!!!!



E o cabelo laranja da vocalista da Banda Paramore, vocês acham muito moderno? Pois saibam que ela poderia ser a filha da Rita Lee de tão parecidas.




E as músicas de hoje, vocês acham muito modernas?

Hoje a molecada canta “eu sou rebelde...”
No passado Roberto Carlos já dizia “eu sou terrível...”



Uma banda que faz sucesso entre os mais jovens é a banda Jota Quest. Até eles já gravaram música do Roberto Carlos “além do horizonte existe um lugar...”



O que alguns jovens chamam de antigo, é coisa que eu nunca vi, é coisa de uma época que eu não vivi, portanto, é novo para mim e não antigo.




Próximo Post: Todo mundo comete erros de português


Beijinho

domingo, 4 de abril de 2010

Propagandas Indecifráveis



É muito fácil fazer uma propaganda. Basta escolher o produto e  fazer uma frase que não tenha absolutamente nada haver com esse produto. Vou dar alguns exemplos para vocês, mas antes vou só comentar sobre uma promoção que eu vi no Twitter, é dos ovos de Páscoa da Ana Carolina Madeira:







10 ovos de páscoa?????
Nem na promoção da Nestlé para ganhar um calhambeque do Rei Roberto Carlos é necessário comprar 10 ovos da Nestlé para concorrer. Por isso eu achei a promoção da Ana, como se diz popularmente, meio "sem noção"  e ainda por cima só para ganhar um pôster dela, rsrs. (Mas ela postou em seu twitter que conseguiu vender todos os ovos).

Agora sim vou mostrar para vocês como é fácil fazer uma propaganda. E falando em promoção, eu até pensei que esse slogan do sabonete Lux tratava-se de uma promoção.
O que tem haver a frase "Você realizando Sonhos" com um sabonete? Eu tomo banho por necessidade e porque eu gosto, não por ser o maior sonho da minha vida.

Por isso eu imaginei que talvez fosse o slogan de uma promoção do tipo "Compre o sabonete Lux e concorra a casa dos seus sonhos. Você realizando sonhos!"
Mas não é nada disso não, na embalagem inteira não se fala nada de promoção, essa é mais uma frase  indecifrável para vender sabonetes.
Tem mais uma que eu também não entendi. Minha mãe comprou um papel higiênico e na embalagem constava a palavra "neutro". O que seria um papel higiênico neutro? Será que isso quer dizer que ele serve para todos os tipos de traseiros?



E mais um exemplo é da marca de roupas Triton.
Vocês sabiam que as roupas dessa marca são feitas com péle de jégue?
Sim, pois essa foi a única explicação que eu encontrei para decifrar o que quiseram dizer com a seguinte propaganda:


No final do comercial aparece a frase "Não seja jegue, use Triton e sorria".
Pois é, eles conseguiram encontrar alguma conexão entre o consumidor...
...e o jegue!
Vai ver a agência de publicidade vê muitas semelhanças entre um jegue e um consumidor né!

A propósito, muitas propagandas nos tratam como se fôssemos animais, rsrs.
Querem exemplos?
Têm aquelas que querem que nós consumidores respondamos à comandos sonoros, como no caso daquele lanche de microondas Hot Pocket, toda vez que a gente escutar o barulhinho do microondas saberemos que se trata desse lanche, assim como mostra a propaganda dele. Ou seja, respondemos à comandos sonoros como se fôssemos cães adestrados.

Já têm aquelas que nos tratam como papagaios, alguma frase ou alguma palavra do  comercial é repetida constantemente porque segundo eles só captamos a propaganda depois de muitas repetições, é uma propagando no maior estilo "Lôro, Lôro, fala Lôro!".

E ainda têm aquelas propagandas que nos enganam, são mentirosas, fantasiosas, como se  a gente fosse burro, rsrs.

E termino esse post sobre propagandas que não têm nada haver com o produto, fugindo um pouco do tema.
É que eu tenho que falar da propaganda de bebida alcoólica Devassa.
Olha o que foi publicado na mídia pouquinho tempo atrás.




E o filme novo mostra algumas imagens como estas:
 

Primeiro que essa moça a Paris Hilton está mais para Bebássa do que para Devassa.
Não sei qual foi a reclamação, mas pelo jeito da nova propaganda deve ter sido  sobre o desenho de uma mulher com os seios de fóra no rótulo da bebida, então resolveram colocar uma tarja na mulher.
E a gente é idiota né?
São muito cínicos mesmo!
Se a pessoa se sentiu ofendida pela imagem de uma mulher semi nua, ela continua se sentindo ofendida com essa tarja, o fato é que tanto no comercial antigo quanto nesse novo, existe uma mulher com os seios de fóra, a diferença é que colocaram uma tarja no comercial da televisão, mas o rótulo ridículo da bebida continua o mesmo!
É muito cinismo para uma propaganda só. Parece até deboche por parte deles, em relação a decisão judicial de tirar a propaganda do ar.

Pessoal!
Saibam que tudo isso que eu escrevi é uma piada de minha parte, não quer dizer que seja verdade, são apenas observações minhas à respeito de propaganda! (Mas no caso da  bebida eu estou falando sério sim, rsrs).

Próximo Post: Tempos Antigos e Tempos Modernos


Beijinhos