.

.

.

.

domingo, 18 de julho de 2010

O Culto à Malandragem

.

Aqui no Brasil parece que as pessoas sempre dão um jeito de saírem na vantagem em cima da desvantagem de outros.

As empresas são proibidas de publicar anúncios de vagas de emprego exigindo mais de 6 meses de experiência. E o que mais tem por aí é anúncio exigindo 1 ano, 2 anos, até 3 anos de experiência eu já vi. Só que tem as espertinhas que conhecem essa proibição e dão um jeito de pedir mais de 6 meses de experiência nos anúncios, de uma maneira implícita. Elas exigem experiência avançada na função, cursos em níveis avançados e formação superior completa, ou seja, é necessário bem mais que 6 meses para se adquirir tudo isso.

Essas tais "correntes" que circulam pela internet, são anunciadas muitas vezes em fóruns virtuais. Mas a maioria dos anunciantes dessas correntes fazem anúncios do tipo "Trabalhe de Produtor/Envelopador". E quando as pessoas entram em contato com os anunciantes, descobrem que se trata de "correntes".
Muitas pessoas sempre dão um jeitinho de burlar as regras, as leis. Esse é o famoso jeitinho brasileiro.
Tem uma música que eu acho a letra muito bacana:

To saindo pra batalha
Pelo pão de cada dia
A fé que trago no peito
É a minha garantia
Deus me livre das maldades
Me guarde onde quer que eu vá
To fazendo a minha parte
Um dia eu chego lá
Todo mês eu recebo um salário covarde
No desconto vai quase a metade
E o que sobra mal dá pra comer
Eu sou pobre, criado em comunidade
Lutando com dignidade, tentando sobreviver
Quem sabe o que quer nunca perde a esperança, não.
Por mais que a bonança demore a chegar
A dificuldade também nos ensina
A dar a volta por cima e jamais deixar de sonhar.

Mas eu vi o clipe dessa música no YouTube e não gostei. A música fala do brasileiro sofrido, trabalhador e tal, mas o clipe mostra um completo malandro que tem trabalho ilegal e dorme com mulher casada.
Um professor meu disse que brasileiro só leva vantagem em cima de outro brasileiro, pois nos Estados Unidos, por exemplo, as pessoas são negociadoras, bem diferentes do que cultivamos aqui, a malandragem.

Beijinho

72 comentários:

Azrael disse...

Ser honesto e correto é sinonimo de ser trouxa. Todos querem estar por cima.

Malangragem (desse de tirar proveito em cima dos outros) qualquer um pode ser, mas ser Esperto (conseguir o melhor da situação sem prejudicar ninguem)só os bons conseguem.

Rogério Pereira disse...

(ainda hei-de aprender a fazer videozinhos assim...)

Teófilo Silva disse...

Também estou de acordo quanto a ser esperto sem prejudicar ninguém.
E no video temos uma situação muito gira desta esperteza inteligente!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Parabéns pelo texto. Concordo. Virou cultura(cultura?) nacional levar vantagem. Geral.Na fila do banco, os canais de tv, no emprego e ooir aí vai. Simbolizando tudo isso, um dos principaus personagens Disney é oZé Carioca ,que o Brasil aplaude, mas o próprio autor diz que se inspirou na malandragem do brasileiro. O que o personagem é? Um cara que não gosta de trabalho, vive dando calotes e sempre se dá bem. Beijos

digital infor disse...

Pois é, se fosse só no Brasil.

Biula disse...

Oi, Juliana!

Às vezes acho que os brasileiros tem preguiça de pensar, engolem tudo sem mastigar direitinho, sei lá.

Feliz Dia do Amigo!!

Beijocas,

Cris disse...

Juuuuuuuuuuuuuu Feliz dia do Amigo pra vc tbém.
Obrigada pela visitinha......
Beijo grande

GIRLISHoes Sapatos Importados disse...

FELIZ DIA DO AMIGO QUERIDA
BJINHOS
SARAH

Desconstruindo a Mãe disse...

Pois é, quando um país divulga a si mesmo como país da Lei de Gerson, do futebol e da mulher de nádegas desnudas, fica difícil de ser visto como um lugar de gente trabalhadora, coisa que também temos pra dar e vender.

Ainda ontem acho que foi que li no Twitter que quem não se interessa por política é governado (e explorado) por quem se interessa... Ou seja, deixa que façam da sua vida o que quiserem!

Então, como existe gente com garra pra torcer por um time de futebol com tanta energia, deveria haver gente que batalhasse por mudar os conceitos do nosso país.

A seleção perder um jogo é motivo de luto nacional, enquanto a qualidade ambiental, de educação e de vida, enfim, do jeito que está, não parece incomodar ninguém... Se não me engano o Cristóvam Buarque foi quem disse isso.

Como fazer diferente? - Mostrando que a gente se importa, sim, com algo além do próprio umbigo e jogando limpo, eu creio que a gente consiga agir localmente e aos poucos melhorando globalmente.

Beijo, obrigada pelo comentário no blog!

Ingrid

Simone disse...

Oiêêê...
Passei p/ te dar um "abraço" e te desejar um feliz dia dos amigos.
Adorei que vc tenha passado no meu cantinho =0)

Bjos!

Flávia Capistrano disse...

Oie!

Retribuindo a visita!
Belo texto!
Acho que a questão de tirar vantagens tem haver também com o caráter de cada pessoa, a criação de cada um.

Bjos!

Maria Lúcia disse...

Oi
Ontem meu marido
pediu o lugar no ônibus,
duas mocinhas tiveram
que sair do banco.
Meu velho com 65 anos.
Chegou na maior grossura
esse lugar é meu.
Eu fique com vergonha
da cara de pau dele.
Adorei o video,
e esse blog é D+
de bom.
E a malandragem é
por conta do passado
que chegaram aqui
descobrir um Brasil
que já tinha dono
os índios.
Beijos...
Lúcia.

Valéria disse...

Oi Juliana,
Vim agradecer o carinho pelo dia do amigo!
Gostei muito do seu blog, adoro esses assuntos.
Você tem toda razão, o pensamento da maioria das pessoas é se dar bem, não importa como, mesmo que seja prejudicando seu próximo, passando por cima. Infelizmente!
Estou ensinando meus filhos a não seguirem esse pensamento, e acho que nossa única saída é essa.
Beijos
Valéria

Alessandra Vianna disse...

Oi Juliana!Obrigada pela visita ao meu blog e gostei muito de conhecer o seu.Admirei a tua sensatez em escrever!

Beijos.

Sr. Funcional disse...

Muito legal seu blog... bem "clean"!
Muito bao!
Posts muito legais tbm!
=]
bjus

Trocando ideias - Espaço Mulher disse...

Obrigada pela visitinha lá no meu cantinho! Volte sempre!
Adorei aqui! To te seguindo.
Bjss
Dani

Bruno disse...

[Ingrid]
Apesar do brasileiro ter esse fanatismo pelo futebol, deve-se lembrar que não só o futebol mas quanto qualquer outro esporte tem funções sociais muito importante assim como tem também a religião e outros assuntos que na maioria das vezes são tomados por assuntos chatos, incluindo política.
O brasileiro tem que saber dar uma real dimensão as coisas, e percebeber que quem faz o lugar onde vive é ele mesmo. Enfim, é só saber medir as coisas direitinho que o Brasil começa a andar.


Quanto ao texto Juliana, muito bom mesmo, já ganhou mais um seguidor.

Luci Marçal disse...

obrigada!

ANDREA FRANZONI disse...

OLA OBRIGADA PELA VISITA...ADOREI....DEPOIS CONTO COMO O PASSEIO DE JEEP.....SERA NOTURNO ESSE, MAIS ADRENALINA RS....BJOS

Danieli Zimmermann disse...

Saudades de ti e do teu blog guria...
tá vamos lá no Brasil sempre tem a história de darmos um jeitinho em tudo, enfim é triste mais é verdade...
mas pelo menos aqui no RS vejo que na maioria das vezes isso não é possível, aqui boa parte da populaçao vai pelo certo, não sei como é nos outros estados, mas tem coisas melhroando por aqui
beijo

Professora Carla Fernanda disse...

Obrigada pela visita Juliana!!
Bom domingo!!!
CArla Fernanda

Ana Paula Mendes disse...

Poxa Juliana, infelizmente você está dizendo a verdade! Quem tira vantagem de alguma situação é o "esperto" que "se deu bem"! Parabéns pelo texto!!!

Gostei muito do seu blog e obrigada por visitar o meu!

Um abraço, Ana Paula Mendes
www.cantodasimplicidade,blogspot.com

Josselene Marques disse...

Juliana:
Parabéns pelo seu espaço virtual.
Amei os temas e os vídeos - eles são um belo diferencial.
Obrigada pela visitinha ao meu blog. Volte quando desejar, pois será muito bem-vinda.

Abraço.

Josselene Marques.

"Cantinho Poético" disse...

Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.
Receba em teus braços o meu pecado de pensar.”

Clarice Lispector

Feliz Semana com amor e poesia.
Beijos de coração prá coração! M@ria

Joakim Antonio disse...

Enquanto pensam somente em si, não conseguem enxergar que enganam a si mesmos, mas parte de nós ir mudando as coisas, se nos acomodarmos nada mudará.

Feliz dia do escritor!

Rose disse...

Passei pra te dar um bjinhu e desejar uma linda semana...

Daniela e Edimar disse...

Olá Juliana!
Obrigado pela visita...
Vim conhecer seu cantinho e to achando bem interessante.
Boa semana!!
Beijinhos!

Susana disse...

Muito bem escrito!
Beijos Ju

Ganhaste mais uma seguidora :)

Driks Barreto disse...

Parabéns pelo texto!!!Adorei sua visita!!!Bj e ótima semana!!!
www.momentosdadriks.blogspot.com
www.badulaquesdadriks.blogspot.com

Soll* disse...

Oi obrigada pela visita.
Feliz dia do amigo pra voce tamém.
Beijo.
Soll

Lia Honorato disse...

Aqui no RJ sou campeã de ser enrolada.Aqui,todos tem esse mau hábito.É terrível.Não se pode ter o direito de ser honesto.Adorei o seu post.Parabéns pelo seu post.Bjus

erva daninha disse...

obrigada pela visita no meu blog ;)

Zeze Mendez disse...

Oi, passei pra retribuir a visitinha, mas me surpreendi em ver que vc é uma "expert" em vídeos e animações. Gostei da moça que se move pra olhar a setinha do mouse no seu perfil rsrs...
Boa noite e ótima semana.

Liberdade disse...

Olá, Juliana, gostei muito do seu blog. Interessante essa animação, ainda não tinha ouvido essa. Obrigada pela visita. bjs

Biula disse...

Oi, Ju!

Ótima terça pra vc, tudo de bom!

Beijocas,

Lili disse...

Olá
Em Portugal são os Chico espertos e é uma espécie em crescimento...

Adorei a tua visita e o teu blog.
Com certeza vou voltar.
Beijos
Lili

Cris Corrêa disse...

JUliana,

amei seu blog, super inteligente!
obrigada por passar pelo meu!
te espero sempre lá!!!
bjk

babynha disse...

ola
Obrigada pela visita e comentario ao meu blog.
Gostei do seu e vou passar a visita-lo.
BJS

Catarine Sturza disse...

Realmente os brasileiros são pessoas sofridas, mas msm assim sabem passar em cima de tudo, e principalmente ds outros!

Esse post daria um otimo artigo, Parabéns!

bjinhus

Caty

Misturação - Ana Karla disse...

Oi Ju!
A malandragem é o grande mal dos brasileiros.

Vim retribuir a sua visita feliz.
Xeros e volte sempre.

Isa disse...

realmente JU..é umsaco viver no meio da malandragem querendo ser uma pessoa direita..parece q só os maus se dão bem..irritante!
beijos
valeu pela visita em meu blog ;)

''Tay' disse...

Conccordo com o q vc disse,
Brasileiro só se dá bem, passando por cima de outro brasileiro, acho que isso deveria mudar, as pessoas aqui nesse pais deveriam aprender a serem mais honestas.

bjus =*

sinfonia disse...

Obrigada pela sua visita ao
meu intemporal-pippas.Pode me
visitar em http://agoam7.blogspot.com
Muito engraçado este seu vídeo.
A inconstância das pessoas...
Beijinhos/Irene

Joana Carvalho disse...

muito obrigada :)

Dani disse...

Muito legal seu cantinho. Os vídeos são muito legais.
Beijinhos

Alexandre Fernandes disse...

Acho que é fundamental sermos o mais honesto possível. Isso tudo nos torna mais íntegros, respeitados e valorizados. Basta que ajamos com idoneidade que as pessoas irão notar.

Mesmo que usem a malandragem pra cima de nós, a nossa consciência fica tranquila. Quem tem que pesar é a de quem comete ato assim.

Falta apregoarmos mais o respeito e a ética mútua, para desmistificar essa imagem de malandros para negociadores.

É difícil.

Beijos.

Flor de Lótus disse...

Oi,Juliana!Achei teu blog através da comunidade do orkut.Pois é o tal do jeitinho brasileiro também conhecido como "lei de gerson" que é sempre levar vantagem em cima de alguém, é algo que parece existir no país desde que ele foi descoberto e as leis são facilmente burladas e cheia de furos o que deixa margem para bons advogados manterem seus clientes livres.
Vai ser difícil isso mudar,mas quem sabe se cada um fizer a sua parte a coisa muda.
bjs

Anderson Emídio disse...

Olá Juliana.

Estou de volta também!!!
Quanto a cultura da malandragem,isso começa nas pequenas coisas.
Ainda na infância muitos pais não ensinam seus filhos a serem cidadãos e vendem uma imagem egoísta,as pequenas mentiras criam raízes e forja um caráter distorcido onde poucos assumem a responsabilidade de suas atitudes.
Pior é os "malandros" pensam que todos são trouxas,cedo ou tarde a vida se encarrega de punir estes "espertinhos".

Uma excelente semana pra você e sua família.
Beijo

Juliana Oliveira disse...

Ju,
muito interessante o seu post. E tbm polêmico. Esse jeitinho de brasileiro, é bem carioca tbm rsrsrs
Bjoooo

Juliana Oliveira disse...

Ju,
muito interessante o seu post. E tbm polêmico. Esse jeitinho de brasileiro, é bem carioca tbm rsrsrs
Bjoooo

Danieli Zimmermann disse...

Boa semana :)
beijo

Paulinha Napolião disse...

Gostei do blog, principalmente orque é polêmico hahaha !
É mais pura verdade o que você disse: Brasileiros têm um jeitinho pra tudo. Por isso nossa imagem lá fora não é das melhores...
Sempre arranjamos uma maneira de sair beneficiados de qualquer situação, mesmo que isso possa prejudicar o outro. Claro que ainda assim há exceções...
Beijos!

José María Souza Costa disse...

Passei para agradecer a visita e lhe parabenizar pelo texto.
Palavras sábias, para um contexto próprio.
Agora siga-me pelo twitter.
rsrsrsrsrs

www.twitter.com/josemariascosta

Bruna Romeiro disse...

Muito bom seu post, essa é a mais pura verdade, aqui no Brasil todos querem sair ganhando dando uma de "espertos".

citadinokane disse...

Juliana,
Texto legal e fica a vontade de retornar.
Abraços,
Pedro

Bonequinha de Luxo disse...

Oi Ju, obrigada pelo carinho no meu cantinho.Adorei o post, qto à exigência de tempo, um dia tem que começar né?è complicado o que falta é educação mesmo, a base de tudo, bom domingo, seguindo.Bjs, Va

' Leeh B. disse...

Oii, td bem?
Se puder da uma passadinha no meu blog :))
la tem sorteio de um rimel *-*
http://leehbastos.blogspot.com/2010/08/1-sorteio-do-blog.html


beeeijos
bom final de semana.

Aninha Fazendo Arte disse...

Feliz dia dos Pais pra você também!!
Concordo com o texto.
Bjks....Aninha

Alice disse...

Adorei o blog e já sigo!!
Obriggada pelo coment!!
Me segue! http://coisassoparameninasfofis.blogspot.com
Beijosss
Alice

Marisol disse...

Muito obrigada , Juliana .
Dê uma olhadinha na minha lista de presente .
Feliz dia dos pais para você também .

Clô Manso disse...

Obrigada pela visita.
Gostei muito do seu blog. Parabéns

Aline Alarcão disse...

Oi!!!
Tem um livro que fala desse "jeitinho" só que com uma análise sociológica da coisa. O livro é Raízes do Brasil.
Vale a pena ler.
Bjoo

Ana Maria Grecco disse...

Obrigada pela visita, Juliana. Beijos

Julie disse...

Oi Ju! Quanto tempo, hein? Menina ADOREI seu post de hoje! Estava comentando exatamente essa política que temos aqui no Brasil onde todo mundo tenta levar vantagem em cima dos outros e ao mesmo tempo a gente tem que ter pena do coitadinho. Ou seja, se vc é honesto mas não é pobre você não tem vez em lugar nenhum! A máfia do RH não vou nem comentar...

beijos

«*G@bi*» 웃☆웃 disse...

JUUU cade vc..saudades de ler seus textos!

Edayne Oliveira disse...

Olá!

Obrigada pela visita!

Muito interessante o seu blog. Parabéns!

Uma ótima semana!

Beijos

Olga disse...

adorei rs.

(? disse...

Aqui no Brasil só tem "espertinhos" :/
É muito ruim
Beijos, bom findi

Carol Daixum disse...

Me irrita qnd a pessoa quer dar uma de esperta e passar por cima dos outros a qualquer custo!

Esse jeitinho brasileiro, me irrita!

Adorei o blog =)!

Beijinhos**

Mapleise disse...

Fala Juliana, indiqui se blog para o Selo de Ouro, confira e divulgue: http://bit.ly/cyw5li

Katia disse...

Oi, amiga, sumida...saudades...vê se não esquece de mim...desde que pifou seu pc não nos falamos mais...tem um selinho pra vc de presente...bjs.

Deni Maciel disse...

pois é
se fosse so eses os problemas tava bom.
mas o braZil com Z de zona
se reflete no horario politico
nos campeonatos d futebol
e em muitas outras coisas= /

abraço
obrigado sempere pelo carinho
e feliz dia da planta carnivora
vegetariana...
pq todo mundo tm direito a um regiminho ne *-*
ótimo FDS...
[até pq aqui em são bernardo nesta sexta é feriado..uiiii*** ]