.

.

.

.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Todo mundo comete erros de Português + Dois demitidos de uma só vez, Aílton e a líder Marília

O Aprendiz


Dois demitidos de uma só vez, Ailton e a líder Marília.

Nos episódios do programa O Aprendiz sempre vemos a realização das tarefas e é sempre uma correria, os participantes parecem fazer tudo em cima da hora, de qualquer jeito, sem planejamento. Bom, é isso que é mostrado à nós, a correria. A parte do planejamento não vemos tanto quanto as outras partes do programa.

Até o momento não vejo excesso de vaidade por parte dos líderes, e isso é bom, não há nada pior do que um líder orgulhoso que se acha melhor que todo mundo e se acha no direito de mandar. Porém, tem um rapazinho que pelo que parece ele será bem autoritário quando for líder. Falo do Conrado! Espero não estar fazendo um mau julgamento dele.

Dessa vez o grupo Up foi o campeão da tarefa. Eles tiveram que fazer uma campanha para conscientizar os motoqueiros sobre acidentes de trânsito.

O grupo Up fez uma campanha muito legal com o slogan “Duas rodas. Inúmeras vidas”.

Adorei!!!! Mas eu, se estivesse lá, colocaria “Duas Rodas. Milhares de vidas”. Rs

A equipe Avant fez uma campanha focada no condicionamento. No panfleto da campanha deles tinha a palavra MULTA grande e bem destacada. Ou seja, em vez de conscientizar os motoqueiros a não cometerem infrações no trânsito por causa das terríveis conseqüências que isso traz, eles pensaram em condicionar os motoqueiros na maior forma “se cometer infrações no trânsito vai pagar multa”. Para mim, esse slogan “MULTA” deu uma impressão de que se alguém morrer tanto faz, o que interessa é não pagar multa, somente por isso é que não devemos cometer infrações no trânsito.

E o resultado foi a derrota da equipe Avant. Então foram todos para a sala de reunião conversar com o Doria.

A Aimée levou um puxão de orelha. O Doria perguntou se ela foi responsável por determinada atividade e ela disse que não teve nada haver com isso. Então ele disse que quem trabalha em equipe não deve pensar assim, todos tiveram haver com tudo o que aconteceu e se alguém da equipe dele falar isso na empresa, esse alguém recebe uma cartinha de recomendação e vai trabalhar no concorrente.

Já deu para entender o recado!!!!

A líder Marília identificou vários erros nos membros do grupo e ficou aquela coisa “identificou o problema mas não resolveu”.

Ela foi acusada por eles de ter sido democrática demais, deixou todo mundo livre demais e não mostrou o caminho certo.
A Natália fez uma coisa que eu achei desnecessária, ela se referiu a líder fazendo sinalzinho de aspas com o dedinho, ela disse "líder" entre aspas com os dedinhos. Achei desnecessário pois a líder nomeou a Natália como tesoureira e não usava aspas para dizer que ela foi uma "tesoureira".

Já o Aílton foi acusado de pegar tarefas demais para fazer e não executou nenhuma com excelência.

Então a Marília (mais uma líder) foi demitida e o Ailton também.
Infelizmente a equipe Avant que é a minha preferida foi muito mal na tarefa, o Doria até disse que a equipe toda merecia ser demitida.

Hoje à noite tem mais, vamos ver quem será o próximo demitido.



Todo Mundo comete erros de Português

Todo mundo comete erros de português (exceto a minha mãe rsrsrs – ela só estudou até a 4ª série e sempre que eu pergunto se alguma palavra se escreve com X, CH, Z, S etc ela sempre responde. Bem que dizem que antigamente o ensino público era melhor até que o ensino particular, pena que isso mudou.)

Mas quando eu digo “todo mundo” é todo mundo mesmo. Até quem deveria dar o exemplo.

Um tempinho atrás eu mandei um e-mail para o MEC – Ministério da Educação - perguntando se um certo curso de uma certa universidade era reconhecido pelo MEC.

Só depois de muitos dias é que me responderam o seguinte:


















Deu impressão de que não revisaram o e-mail, não deram uma lida antes de me mandar.

Bom.

O trabalho e a escola exige que usemos a gramática corretamente e a linguagem culta.

Mas eu valorizo mais a comunicação seja ela da forma que for, do que essas regras.
Para mim, escrevendo certo ou não o importante é transmitir a mensagem e fazer seu destinatário entender.

Conhecem o chamado “Blog Corporativo”? É só ir no site de alguma empresa e procurar lá o link para o blog dela.

Para mim, Blog Corporativo é uma das coisas mais chatas que eu já vi na internet. Não é um blog comum, é um blog focado apenas na divulgação dos eventos da empresa e os comentários deixados pelos leitores são respondidos lá mesmo no blog no maior estilo:

“Prezado Sr. (a), informamos que à partir desta data, não responsabilizamos blá, blá, blá...”
Ou seja, é uma coisa totalmente formal fugindo do estilo da maioria dos blogs.

Tem um site que eu acesso bastante para fazer cursos, já fiz vários cursos gratuitos nele. Um deles é o curso de contabilidade.

São vários tutoriais / apostilas e exercícios de fixação.

Foi uma delícia fazer o curso de contabilidade, o autor escreveu com uma linguagem simples e divertida.

Nesse mesmo site eu tentei fazer o curso de Direito Trabalhista e até hoje não consegui sair da 1ª página do tutorial de tão chata e cansativa que é a leitura, uma linguagem formal demais com um monte de palavras que eu nunca ouvi na vida.

Eu particularmente detesto mandar e-mail para alguma empresa reclamando sobre o serviço prestado e ter como resposta um e-mail formal demais, só faltam me chamar de “Vossa excelência”.

Se for para falar bonito, que seja bonito mesmo, ou seja, falar palavras que bendizem, pois há palavras que bendizem e palavras que maldizem.
De quê adianta usar um português gramaticamente correto se for para maldizer as pessoas?
De quê adianta falar bonito e falar mentira?
Sobre o gerúndio, eu acho que as pessoas fazem uma tempestade em copo d’água na hora de falar sobre gerúndio.

E eu vivo trocando a palavra “nós” pela expressão “a gente” e posso afirmar que é raro eu falar ou escrever “nós”. E milhares de pessoas falam “a gente” assim como eu falo. Tem até letra de música com essa expressão.

As celebridades são bombardeadas de manifestações quando cometem algum erro gramatical em seus respectivos sites, blogs, twitter etc. Acho que as pessoas que gostam de fazer “terrorismo” em twitter de celebridades pensam que celebridades são perfeitas ou são seres de outro planeta. Eles são humanos e erram como todos nós.

Termino com o poema “Evocação do Recife” de Manoel Bandeira:

“A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada ”

Eu cometo erros de português sim mas até o MEC comete, celebridades cometem, escritores cometem etc.


Próximo Post: Para qual patrocinador você torce?

Beijinho

30 comentários:

Dricka disse...

Nossa! Fiquei até desbaratinada com tanta informação, rs. E quanto ao Aprendiz ainda não tive a oportunidade de assistir, mas parece muito bom.
Beijos

Sue Paula disse...

Obrigada pela visita!
Voce como sempre com ótimos textos. Evito ao máximo os erros de português, mas a nossa gramática é bem complicadinha, não é mesmo?! Mas esta do MEC foi demais!
Tenha lindos dias!
Abracinhos
Sue

Danieli Zimmermann disse...

bahh eu erro bastante no portugues, entao minha mae terminou a oitava série não faz mto tempo, ela só tinha a 4 série e ensinou os filhos a ler hehe entao acredito que o ensino antigamente era mais eficaz
boa semana pra tiiii

beijo

Simplesmente Luísa disse...

Isso é realmente polêmico, essa discussão é looooonga...nao consigo nem opinar!
rsrsrs
Beijos!!!!!!!

Caroline. disse...

Vish eu erro e erro feio as vezes sahsausahsaua culpa do msn e do twitter -s kkkkkkkkkkkk
Mas ultimamente, tô tentando escrever mais certinho no blog pra dar um ar de seriedade... Coisa que eu não sou SHAUASAHSASUASHASUSA
Beijão e até mais =*

anjoartes disse...

Juliana,gostei muito do seu texto.
Quem nao comete erros de portugues e gramatica.
Estou com medo de suas visitas em meu blog.
Eu erro sim,rsrsrs...
Adorei sua vista,volte sempre!
Beijos

Angela

Rose disse...

Noooossa nem me fale em erro de português agora com essa nova ortografia to perdida...socorrooo kkkk
bjinhus!!

"Cantinho Poético" disse...

Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!

Mário Quintana

Amor e Paz na sua noite!! M@ria

Sol disse...

Indica o site que vc fez o curso de contabilidade! Me interessei!
Bjsss

Karen Kremes (Karkr Napon) disse...

Olá Juliana!
Muito obrigado pelo comentário, AMEI ;D

Ótimo post, o que mais me prendeu a atenção foi a introdução sobre O Aprendiz (sim, eu amo o programa, hehehe), concordo com todos seus pontos de vista, inclusive que o Conrado é muito autoritário, percebe-se de longe que ele quer tudo do jeito dele, se não for assim não vai dá certo ou então, todos estão contra ele, ele faz muito drama por nada, simplesmente vaidade. Sobre a Natália, também desaprovei a falta de respeito dela com a líder, muito metida. Também torço pela Avant, eles tiveram um mal momento, porém, espero que consigam deixar isso pra trás com uma performance excepcional nas próximas tarefas.
Realmente, todo mundo comete erros de Português. As pessoas adoram criticar e zombar de personalidades que o fazem, mas não pensam que elas mesmas também cometem, somos humanos, oras. Ninguém é perfeito, mas parece que a maioria da população espera uma excelência impossível de personalidades da música, cinema, esporte e qualquer outra pessoa. Foi engraçado ler o e-mail que o MEC lhe enviou como resposta, HEHEHE, mas isto serve como mais uma prova que todos erram o Português. Claro, a pessoa não dever abusar dos erros ortográficos ou orais, mais um ou outro sempre acontece sem querer.

Flw e Deus te abençoe
Karen Kremes (Karkr Napon)
xD

ana. disse...

Já recebi uma ligação dizendo que preferia a edição com o Roberto Justus, confesso que tenho acompanhado essa e até agora não tenho grandes críticas a fazer.

Claro, se eu fosse um dos conselheiros seria um pouco mais argumentativa para expôr as falhas dos candidatos, mas isso é veia do Direito, vicio meu.

Quanto ao português sou chata, logo, imperfeita.
Mas lembro de ser uma das melhores da classe desde sempre e mesmo pequena quando ia mostrar uma nota alta de redação para mamãe, ela focava nos erros ortográficos. Logo, hoje meu olhos ardem e meus ouvidos doem quando presencio alguma falha, por banal que seja.


PS: Gostei daqui.

Ray Siq disse...

Eu tô acompanhando Apredi\, no anterior eu amava e com Justos era mais emocionante. mas tô curtindo!

Nossa, que mancada essa do Ministério da Educação, nem pra escrever bonitinho. bom saber disso!

Beijooo ;***

Paulo Brito disse...

Ainda bem que PRA MIM cometer um erro é difícil! rsrsrs

Beijosss !

Mary disse...

Todos nós cometemos erros de português, por mais que lemos um texto antes de publicá-lo sempre há algum errinho.
Bjs

Grafite disse...

Texto crítico muito bom,
obrigada pela visitinha

beiijo
*.*

Brunette disse...

Olá!
Mais uma vez, as tuas palavras são realistas: é de lamentar que a língua portuguesa continue a ser maltratada, especialmente por aqueles que deveriam dar o exemplo. Enfim, como muitas outras coisas, quem devia respeitar as normas (e aqui já não estou a referir-me só às linguísticas), muitas vezes é quem as quebra em primeiro lugar.

Bjos

P.S.- Agradeço-te o comentário num dia que foi muito especial para mim!

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ disse...

Oieee AMIGAAAAA!
vim ver as novis...
vc é simplesmente d++++

=D

Desejo a vc...

......... , . - . - , _ ,
......... ( ` - . .> ' )
........ / . . . .`\ . .)
........ |. . . . . |. . .|
......... \ . . . ./ . ./
........... `=(\ /=`
............. `-;`.-'
.............. `|| ... ,


“ESPERANÇAS"


"Apesar de todos os obstáculos
que encontro pela minha vida,
apesar dos contratempos que me deparo,
apesar das portas fechadas que vejo,
apesar das dificuldades que enfrento,
ainda assim, tenho a esperança.
A esperança vive em mim
amanhece comigo,
percorre o dia todo
e quando anoitece
ela ainda está lá.
Esperança,
é a certeza de que algo de bom vai acontecer,
é a confiança que tudo vai dar certo.
Todos devemos ter essa esperança,
para que não nos sintamos caídos,
para que nosso dia seja menos tumultuado,
e para que nosso coração esteja menos pesado.
Desejo a você,
que também tenha sempre a esperança,
que ela permaneça sempre em seus pensamentos.
Desejo que você nunca desista,
porque enquanto houver a esperança,
nenhum sonho está perdido!"


(autor desconhecido)


......... , . - . - , _ ,
......... ( ` - . .> ' )
........ / . . . .`\ . .)
........ |. . . . . |. . .|
......... \ . . . ./ . ./
........... `=(\ /=`
............. `-;`.-'
..............`|| ... ,☆ViViAn\\(^_^)// Sbrussi

Gisley Scott disse...

Olá :)
Vim agradecer seu comentário lá no blog :)!Seja bem-vinda e volte sempre!

ótimo fds :)!

Lia Honorato disse...

Erros de Português na escrita e na fala é terrível.Quando eu tenho dúvidas,recorro ao "velho amigo" dicionário,até por porque com a nova ortografia,muita coisa sofreu alteração.Não é vergonha nenhuma ter dúvidas,a vergonha é não pesquisar a grafia correta.
Excelente postagem,parabéns!
Bjus

ZEL HUMOR disse...

Olá Juliana fique feliz com o seu comentário no meu blog espero que você possa me visitar mais vezes; elogiando , criticando, opinando, e até fazendo observações sobre os meus erros de português mesmo tomando cuidado de não cometer sempre deixo escapulir alguns. Quando precisar de algum trabalho para ilustrar o seu blog estarei a disposição, o meu e-mail esta no meu blog.

Abraços!

ZEL HUMOR.

etc & tal disse...

oi Ju, tudo bem?

Obrigada pelo carinho com o meu blog =)

Bom final de semana!

Beijocas
http://sophiaoliveirad.blogspot.com

Katia disse...

OI, Jú, amei seus comentários, são sempre muito inteligentes. E, também, fico feliz que alguém tenha passado algo parecido pelo que passei e triste porque é uma situação ruim. As pessoas dão importância demais para aparência e acho isso absurdo. Eu era comparada com minha irmã adotiva mas era ao contrário: eu era a bonita e sem qualidades e ela era a feia simpática e tudo de bom.
Graças a Deus que ela era uma excelente pessoa e me defendia em tudo além de ser minha fã. Morreu com 23 anos mas se dependesse da minha mãe, seríamos inimigas. Também acho ótimo e numa outra oportunidade fale mais sobre as pessoas escrevem tão mal...eu fico pasmada! Temos muito em comum...bjs. Obrigada. Deus a abençoe, sempre.

RodrigO [PortugA] disse...

Sempre gostei de ver O Aprendiz, é um programa bem construtivo principalmente para nós universitários. Achei legal o seu comentário sobre o slogan "Multa". O pessoal não se importou com as vidas que correm risco no reansito, tentaram atacar o emocional das pessoas onde dói mais: no bolso.
Referente aos erros eu acho muito engraçado quando os leio, ganho o dia. Erro muito também, meu blog chega dá vergonha, mas como faço por diversão relevo um pouco!
Essa do MEC foi piada de mau gosto, como pode alguém tão analfabeto trabalhar numa instituição de tanta credibilidade. Só no Brasil mesmo! Isso me cheia a nepotismo! kk
bjO

Marcela Reinhardt disse...

nossa!!! menina que email mais cheio de erros! que absurdo!
mas todo mundo comete mesmo erros de português, ainda mais com o uso da internet... mas devemos estar sempre de olhos abertos!
Aguardo visitas!!!

Deni Maciel disse...

o aprendiz
com o dória tá engraçado
erros d portugays acontéssem né genti?
ainda mais com peçôas universitárias
e estudósas e tudu maiz num é mesmu ?

poxa vidaa..




abraço
e meu são bernardo está na primeira divisão do campeonato paulista em 2011
aheee rumo a tóquioooo.
barcelona que se cuideeee...
não...são bernardo num tem nada a ver.
é com a inter de milão mesmo

fuii e se não gosta de futebol...não tem problemaa....eu tbm não.. *-*

Luiz Fernando VÉTERE disse...

Juliana,

Obrigado por acessar o http://futebronca.blogspot.com.

Seu comentário já foi publicado. Espero que participe e torne-se seguidor do blog. Já estou seguindo vc no Polêmica.

Atenciosamente,

Luiz Fernando Vétere

FuteB.R.O.N.C.A.!

✿ nanni disse...

♪ A gente não quer só dinheiro a gente quer dinheiro diversão e arte...♪ (Titãs):D
Pódechá não vou deixá-la constrangida não rs.
Valeu pelo comentário, valeu pela visita mesmo, assim pude conhecer seu blog irado! Ri pacas do single ladies e da fantasia de 7 mil rs, muito bom!!

Um abraço.


Ps:[vou te seguir]

Déko disse...

Todos cometem erros de ptgs, isso é fato!!!! Mas acredito que por ser um programa de televisão, fazem a exigência de um modelo perfeito, o qual dificilmente existe. Teu blog tá cada dia melhor, parabéns. Beijos!

Teófilo Silva disse...

A Juliana de certo que conhece aquele provérbio que diz;
ANDA EM CAPA DE LETRADO; MUITO ASNO DISFARÇADO!

Teófilo Silva disse...

Atenção.
O comentário anterior não tem intenção de ofender ninguém. É apenas um comentário à resposta do MEC.
Quando eles escrevem assim...