.

.

.

.

domingo, 10 de maio de 2009

Tudo é Marketing

Antes de mais nada, quero desejar um Feliz Dia das Mães para a dona Yara, minha mãe.

Ela é minha mãe e minha melhor amiga.

É a pessoa mais motivada que eu já vi.

Para ela não tem tempo ruim.

E não é só comigo não, ela está pronta à ajudar qualquer pessoa.

Minha mãe tem um coração enorme.

Agora à pouco eu estava lendo um blog amigo e o blogueiro dizia que a mãe dele é a melhor mãe do mundo.
.

Coitadinho! Mal sabe ele que a minha mãe é que é a melhor mãe do mundo. Rsrsrsrs.
.

E Feliz Dia das Mães para todas as Mamães!
.

Memes e selinhos atrasados, postarei todos no próximo post, viu meninas.
E desde já agradeço à todos os presentinhos, vocês são uns amores!
.
.

.
________________________________________________
.

Tudo é Marketing
.

Marketing, publicidade, merchandising, propaganda, enfim. Não sei qual é a expressão mais adeqüada à utilizar para expressar melhor o meu pensamento. E para falar a verdade eu não faço a mínima ideia sobre qual seja a diferença entre uma coisa e outra. Rsrsrs.
Mas durante todo o post eu usarei a palavra marketing. Tudo bem?
O importante é que a gente se entenda, rsrsrs.
.
"Nóis fala errado mas nóis se entendi". rsrsrsrs
.
Né? rsrsrsrsrs.
.
.
Todos os anos a televisão transmite o show de premiação do Oscar.

Há uns anos atrás eu vi um jornalista dizendo na TV, que todo aquele show , nada mais era do que um marketing dos filmes americanos.

Se a gente parar para pensar, isso que ele disse até que faz sentido porque durante toda a premiação são mostrados musicais, piadas, imitações, sátiras, somente dos filmes americanos.
Bom! Isso é apenas a opinião do jornalista e eu concordo com ele, mas não estou dizendo que essa opinião seja a correta.
.

E sabe aquele programa chamado Vídeo Show? Para mim, aquele programa não passa de um marketing das novelas e programas da Rede Globo. Nesse programa, é até mostrado reportagens de programas e novelas da Globo que não estão mais no ar. Mas na minha opinião, isso é só para disfarçar, pois a real intenção deles é fazer um marketing das novelas atuais, e incentivar as pessoas à assistirem.
.

Agora o que me deixa decepcionada é assistir um jornal, ver uma matéria séria, importante e no meio da matéria ouvir o narrador dizer que determinada novela está mostrando um caso semelhante ao caso da reportagem. Isso me leva à crer que todo aquele trabalho jornalístico foi feito com a única intenção de fazer um marketing da novela da emissora.

Isso me deixa decepcionada com os jornais e jornalistas.

Eu acho que eles deveriam fazer propagandas nos intervalos dos programas, e não no meio do jornal fazer uma propaganda disfarçada de reportagem.
.

E sobre esses programas que fazem doações para os mais necessitados?

Seria tudo marketing?
.

E quando um cantor grava o DVD de seu show e vários outros artistas participam dessa gravação. Seria amizade ou marketing?
.

Uma vez eu trabalhei com vendas de TV à cabo. E quem me deu o treinamento sobre o produto foram os próprios profissionais da empresa de TV à cabo.

E eles disseram que na televisão tudo é marketing.
.

Olha!

Sobre os programas que fazem doações de casas, móveis, dinheiro, eu acredito que isso seja um marketing para melhorar a imagem da emissora ou do apresentador, mas eu também acredito que ninguém é feito de pedra, todos são seres humanos, todos têm sentimentos. Então eu acho que os artistas se emocionam de verdade, choram de verdade e se alegram de verdade ao ajudar as pessoas. Embora eu também acredite que, como diz meu pai, os organizadores do programa usam a emoção das pessoas para conseguir audiência.
(Falando em usar a emoção das pessoas, eu detesto quando eles ficam passando o depoimento de familiares e amigos de determinado artista, fazendo homenagem à ele, não gosto de assistir isso, e na minha opinião, nesses programas sim, tem alguns artistas que forçam o choro, forçam a emoção).
.
.

Aqui no Brasil existem duas campanhas beneficentes bastante conhecidas, que são o Teleton e o Criança Esperança.

Talvez os artistas que participam do show de apresentação dessas campanhas, estejam ali realmente só para se aparecer mesmo (eu disse "talvez", não quero julgar ninguém).

Mas os "donos" das campanhas, no caso do Teleton que é o Silvio Santos e no caso do Criança Esperança que é o Renato Aragão (o Didi), eu acho que eles fazem esse bonito trabalho de coração mesmo, não acho que seja só marketing.
.

Agora eu quero falar sobre os eventos beneficentes que muitos famosos participam, fazem desfiles, usam camisetas da campanha, etc.

Eu gostaria de saber se eles cobram cachê para participar dessas campanhas.

Já que é um evento beneficente, eu acho que todo esse evento, as camisetas, o local da festa, etc; deve ter sido bancado com dinheiro de doações.

Afinal, o evento é exatamente para isso, para conseguir doações.

Se o artista cobra cachê para participar disso, aí eu acho que o único interesse dele é se promover mesmo. Mas se ele vai de coração sem querer nada em troca, apenas com a intenção de usar sua boa imagem para conseguir doações e ajudar as pessoas, aí eu acho que não deve ser marketing não, rsrs.

Não sei, rsrs.
.

Mas em relação à cantores que gravam DVD juntos, eu acho que não é amizade não viu! Isso está mais para marketing mesmo, rs.

O que tem haver Cláudia Leite com Bruno & Marrone?
E ela teve uma participação em um dos DVDs deles.

Quem não gosta de Bruno & Marrone, mas é fã da Cláudia Leite, é bem capaz de comprar o DVD deles, só para ver a Cláudia Leite e tantos outros artistas que participaram dessa gravação também.

Por isso que nesses casos, eu acho que é puro marketing, e não amizade, rs.
.
.

Voltando um pouco ao assunto dos jornais que fazem propagandas de novelas disfarças de reportagens; eu disse que eu fico decepcionada em saber que a intenção deles era só fazer marketing e não alertar, informar, ajudar a população.

Mas hoje em dia eu me pergunto se jornais e novelas ajudam em alguma coisa.
Suas influências são positivas ou negativas?

Notícias violentas, hoje existem até novelas violentas.
Ás vezes eu acho que essas informações que recebemos mais atrapalham do que ajudam.

E é mais ou menos sobre isso que falarei no próximo post.
.

Próximo Post: Muito ajuda quem não atrapalha!
BeijinhoImage Hosted by ImageShack.us

24 comentários:

Bertonie disse...

No BBB mesmo.
Aquela Priscila trabalha numa indústria de pornografia. Ela foi pro Big Brother só para fazer propaganda da empresa pornográfica dela. Simples assim.
É de dinheiro que se faz o mundo moderno. Por mais triste que seja isso.



beigos mil

Sofih disse...

É muito relativo.
Tem gente que vemos que sentem de verdade, mas alguns fica na cara que é só pra ganhar fama.
Criança Esperança: eu acho que ajuda muuuita gente sim, mas não duvido que a Globo retire alguma coisa das doações!

Bjuus

sandre disse...

No mundo pós-moderno e capitalista em que vivemos o marketing é uma ferramenta obrigatória.
Pois vivemos no mundo dos 15 minutos e da rapidez.
Até dentro da religião vemos isto.
Uma coisa que tem se caido em desuso por causa do imediatismo em que vivemos a a tradição da revisão de texto hj não existe mais.
Um grande artista aparecia com o tempo, hj estreias são feitas com um grande esquena de marketing.
Tudo dura 15 minutos depois ninguém lembra mais.


Abçs

Edimar Suely disse...

Oi linda,

Passando para desejar uma linda semaninha e muita paz em seu lar. Amei seu post sobre marketing. Nóis entendi...

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha.blig.ig.com.br

Vera disse...

Bom dia Jú! Já tava sentindo falta dos posts..hehe
Esse negócio de marketing é meio complicado de saber até onde vai o verdadeiro, o mais ou menos e o falso. Por exemplo: o lance do Oscar. Também já ouvi falar que é puro marketing dos filmes americanos...que é tudo meio estabelecido pelo marketing pré-Oscar. Mas esse ano, quem levou os 8 Oscar's mais importantes foi o filme "Quem quer ser um milionário", uma produção indiana feita em Bollywood (a indústria de cinema indiana). Um filme maravilhoso, por sinal!Botei até no meu blog a música vencedora.
Sobre campanhas, eu já vi fotos em revistas, de famosos com camisetas do câncer de mama e, no rodapé do anúncio, bem pequenininho, dizendo que o ator doou o cachê para a entidade (nesse caso ele não recebeu então), mas vai saber quais são os que não fazem isso né!
Teleton e Criança Esperança acho super válidos, mas também acho que muito mais do que beneficentes, esses programas são uma jogada de marketing pro canal que os fazem!Eles podem não ficar com o dinheiro que recebem das doações, mas ganham uma grana forte dos patrocinadores que colocam os anúncios nos intervalos dos programas.
Agora, botar novela no meio das notícias...isso eu acho o fim! Não sei qual foi a emissora, porque não vi, mas é meio demais esse tipo de coisa.
E esse negócio de cd de mais de um cantor, se for do mesmo gênero, até acredito em parceria...mas tipo Cláudia Leite e Bruno e Marrone (???), também acho puro marketing prá vender mais cds...afinal, não tem nada a ver esses dois gêneros de música! hahaha
Espero que seu dia das mães tenha sido bem legal com sua melhor mãe do mundo! É uma delícia ter essas criaturinhas por perto né!
Beijokinhas!

Mariana Cardoso disse...

Jú, não sei se lembras, eu sou a dona do marianacardoso.blogspot.com sendo que eu fui "obrigada" a mudar de blog, então passando pra mostrar o novo, senti falta de suas postangens. beijão!

Mariana Cardoso disse...

Jú, não sei se lembras, eu sou a dona do marianacardoso.blogspot.com sendo que eu fui "obrigada" a mudar de blog, então passando pra mostrar o novo, senti falta de suas postangens. beijão!

Eliane disse...

Oi.Estava sumida mesmo.Falta de tempo é fogo!Estou voltado aos pouquinhos e vi o seu comentário.Muito legal.O seu novo blog(apresentação) está lindo.Os textos nem se fala.
Bjus

das disse...

Olá, Juliana!
Obrigada pela visita e desculpe pela demora em agradecer!
Seu blog é muito legal!
Por motivo de força maior (ou por querer expor mais e melhor minhas opiniões) estou mudando.
Meu novo blog é: http://www.dasilv.blogspot.com/
Ficaria muito feliz se aparecesse pra dizer o que achou!
Parabéns pelo blog!
Bjão

★тєcα★ disse...

Ah e viva o a publicidade amiga!!! Quem trabalha com negócios sabe o quanto ela é importante e se tu tem um produto, e precisa vender não há outra saída a não ser apelar para o marketing, se não é falência na certa!

E feliz dia das mamis pra a sua mamis também!

Beijão!

Mary disse...

amiga, assim como vc não me sinto preparada ainda para ser mãe, assim sendo nem penso em engravidar.. esta decisão é coisa séria..

adorei teu post, acho tb q marketing é tudo, mas pra mim tem q ter um limite, pq tem certos tipos de marketing (alguns q vc mesma mencionou, como propagandas de novelas em progs jornalisticos, etc..) que são muito baixos, e pra mim acabam denegrindo a emissora.. em resumo, amei o post..

bjks mil e ótimo domingo amiga..

Madrecita disse...

wow isso aqui é nitroglicerina pura! indignação inteligente...é isso ai!
dáum clique aqui http://piedeaterre.blogspot.com/2009/05/ouqe-e-desenvolvimento-pra-vc.html

adenilson disse...

quanto tmpo
parabens pelo post.
mto mto grande pra comentar com detalhes como eu queria mas gostei.
parabens mesmo...


voltei com alegria e pimpacidade.
espero que goste das atualizações do
www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

e ótima semana.
se cuide
abraço!

Renata disse...

concordo em gênero, número e grau! bjs

naoserouser disse...

Também não sei hehe. Poderíamos fazer uma enquete sobre qual a melhor mãe do mundo hehe. Acho que acabaria empatada.

Abraço do Búfalo
http://naoserouser.wordpress.com/

naoserouser disse...

Também não sei hehe. Poderíamos fazer uma enquete sobre qual a melhor mãe do mundo hehe. Acho que acabaria empatada.

Abraço do Búfalo
http://naoserouser.wordpress.com/

naoserouser disse...

Também não sei hehe. Poderíamos fazer uma enquete sobre qual a melhor mãe do mundo hehe. Acho que acabaria empatada.

Abraço do Búfalo

Oscar Menezes disse...

Juliana!!! Quero agradecer por esse post em especial. Estava pensando no que postar até que o li e pude postar o que estava faltando comentar. Admiro muito os teus comentários sempre inteligentes. Tudo de bom. Bj.

Ryan disse...

Tem meme pra vc no meu blog!

beijoo

Laurinha disse...

Penso como vc, amiga. Muitos se aproveitam das campanhas de solidariedade para aparecer; fazer da imagem uma associação as causas nobres etc e tal. Mas é complicado julgar quem faz uso desse ardil ou não... De qq forma os textos continuam lindos, perfeitos, polêmicos! Cada vez mais gosto de seu blog. Bjs e muita luz pra vc.

mendogas disse...

Olá amiga SAUDADES

Olha ser Mãe é só a coisa mais linda que há no Mundo!!!!

bjo

gilmara19 disse...

Olá Ju!

Passando pra dar uma olhadinha e deixar aquele abraço...


Ps: Sinto muito mais acho que minha MAMILI É A MELHOR MAMI'S DO MUUDO!!! Mãe presente que temos na vida! Feliz dias das mamães mais que atrasado para sua amiga e mamãe ao mesmo tempo!

Layz Costa disse...

Polêmica! Voltei com o blog Ju, andava sumidona, mas a paixão me fez voltar!
ah, e eu concordo com você - tudo é marketing...
--'
As pessoas se vendem, mesmo sutilmente.
beeijo =*

Simples assim... disse...

Jú.... pra mim é sim tudoooo marketing..... doação, propaganda, qualquer coisa, beneficiando ou não pesoas, o q interessa é q qto mais drama mais o povão gosta, logo, mais grana pro bolso dos idealizadores... caridade? Não, ganância mesmo!!!!