.

.

.

.

sábado, 30 de maio de 2009

Muito ajuda quem não atrapalha

"Em 1994, duas mães de alunos da Escola Base, escola localizada no bairro da Aclimação, em São Paulo, se queixaram na delegacia que seus filhos de quatro e cinco anos estavam sendo molestados sexualmente na escola, e levados numa Kombi para orgias em um motel, onde seriam fotografados e filmados. O delegado, junto à imprensa, antecipou uma condenação dos donos da Escola Base, que só no final do inquérito, dez anos depois, foram declarados inocentes. O caso foi arquivado por falta de provas".
.

Vocês sabem o que acontecia com os acusados durante toda essa situação?
Eu achei um texto aqui na internet muito interessante sobre esse caso da Escola Base, vejam um trechinho dele:
.

"Os donos destas escolas sofreram linchamento moral, tiveram que fechar as escolas, os funcionários perderam os empregos, sofreram grave estresse, também receberam inúmeras ameaças por telefonemas anônimos, e isolaram-se da comunidade. A mídia que espetacularizou a falsa denúncia e, sem nenhuma prova, lançou manchetes reproduzidas como se fosse uma onda espalhada pelo país, terminou estigmatizando os acusados de monstros da escola, escola de horrores, que a Kombi era motel na escolinha do sexo, etc. Um comentarista do extinto programa televisivo Aqui Agora, do SBT, chegou a pedir a pena de morte aos acusados. Autoposicionada do lado do bem e justiça, a imprensa fechou os olhos para o linchamento dos acusados."
.
.

Bom. Pelo que eu sei a polícia tinha provas muito frágeis e não eram suficientes, houve também uma ausência de perícias para comprovar alguma coisa e imprudência. Mas isso é outro assunto, hoje eu quero falar apenas sobre os erros da imprensa nesses casos.

Ainda nesse texto, tem uma parte que diz que a mídia, a imprensa, induz as pessoas a construírem opiniões levianas, sendo que o papel delas é levar as pessoas à uma reflexão e análise serena diante do grave momento.
.

Pois é.

O papel da imprensa é importante na sociedade, ela ajuda, da maneira dela, que é informando, mas ajuda. Mas, falar sobre uma pessoa, sobre a vida particular dela, fazer acusações gravíssimas sem nenhuma prova, jogar uma nação inteira contra meia-duzia de pessoas, expor as pessoas ao ridículo, se isso é ajudar, esse tipo de ajuda eu dispenso, muito obrigada.

Eu acho que os jornais não devem se entrometer em casos que não estão concluídos, e muito menos tentar desvendar o caso, tentar resolver os crimes no lugar da polícia.

Custa esperar as coisas se resolverem para depois lançar as manchetes?

Custa esperar o aparecimento de provas?

Acho que para eles custa sim, custa pontos de ibope perdidos.

E a imprudência da imprensa custa o linchamento moral das pessoas que estão sendo alvos dela.
Eu acho que os jornais não devem se entrometer em casos que não estão concluídos, e muito menos tentar desvendar o caso, tentar resolver os crimes no lugar da polícia. É mais ou menos o que aconteceu no vídeo à seguir:



Em primeiro lugar, me irritou ver esse bandido se fazendo de vítima e coitadinho.
.

Bom.

A apresentadora e jornalista Sônia Abrão conversou ao vivo com o sequestrador que mantinha uma jovem no cativeiro. E não foi só ela. A produção do programa Hoje em Dia da TV Record, e a Rede Globo, também conversaram com o sequestrador enquanto ele estava dentro do cativeiro com a vítima.

E eu gosto muito da Sônia Abrão, acho ela inteligente, simpática e uma boa pessoa. Mas fazer o que só o negociador deveria fazer, foi decepcionante. Mostrou que a intenção dela era só aumentar a audiência mesmo. Não só ela, mas também as outras emissoras que conseguiram conversar com o bandido, chegaram ao cúmulo da falta de amor pela vida dos outros. Em um caso como esse, não dá para a imprensa se entrometer e fazer disso um reality show, filmando o local 24 horas por dia (pois o dia inteiro a televisão não falava em outra coisa né!).

E se eles fizeram isso alegando que o povo tem pressa de informação, é a maior mentira que eu já ouvi na minha vida, pois se o povo cobrasse toda essa rapidez de informação como eles dizem, eles não seriam criticados pelo próprio povo nesse caso do sequestro. O povo quer a verdade e serenidade.

Longe de mim culpar a Sônia e os outros jornalistas pelo desfecho trágico do caso. Mas quem não é especialista, corre o risco de falar alguma besteira e piorar a situação. Ás vezes a polícia já está seguindo com uma linha de negociação, aí aparece um leigo sem saber de nada e muda tudo. Ás vezes a polícia estava falando sobre alface, vai lá um desorientado e fala sobre tomate, e no final, sai uma abobrinha.

E a Sônia Abrão se defendeu dizendo que ela tem experiência em entrevistar as pessoas, tem bagagem, pois ela trabalha com jornalismo há muitos anos.

Só que ela não percebeu que falar com o bandido naquelas circunstâncias não seria uma entrevista qualquer, seria uma negociação. Entrevista é uma coisa, negociação é outra, e ela não é negociadora, portanto não era o momento de entrevistar ninguém, era momento de negociar, coisa que ela e as outras emissoras não deveriam ter se entrometido.

Mas no caso da Escola Base em que os acusados foram humilhados por uma população inteira, eu culpo a imprensa sim por ter lançado matérias falsas, por fazerem comentários maldosos à respeito dos acusados, sem provas.

Isso se chama imprudência.

Se querem ajudar, só o fato de não atrapalharem já é uma grande ajuda, pois como diz o título desta postagem: Muito ajuda, quem não atrapalha!
.

Pessoal, eu já ouvi um monte de gente falando sobre esse "toque de recolher para menores de 18 anos", está todo mundo falando nisso, rs. Então eu também vou dar a minha palavra sobre o assunto.

Proximo Post: Toque de Recolher
Beijinho

44 comentários:

Nós, Os Cachorros!!! disse...

Acho que você tem toda razão!!!
A mídias transtorna tudo nos dias de hoje.
Em vez de ajudar, eles atrapalham.
Como no caso que você descreveu sobre a escola, acabaram destruindo a vida de várias pessoas por causa de um crime que talvez nem tenha acontecido...
Enfim, a imprensa poderia começar a ser útil e não apenas pensar em ter audiencia...

Bertonie disse...

Oi, sumida.
Olha, eu sempre falo que hoje em dia a TV é indispensável para a formação, informação e deformação da sociedade pós-moderna-contemporânea, rs. A TV tanto tem o pode de nos informar quanto de criar situações, criar notícias, nos manipular, destruir valores, acabar com a liberdade de escolha. E uma série de infinidades (nossa, que clichê isso!).
Mas, enfim... Muito estranhas essas acusações sob ausências de provas definitivas .---------.'




beigos mil

Sofih disse...

A imprensa sai falando coisa qeu não sabe e acaba iludindo a população. Infelizmente, o povo brasileiro acredita em quase tudo que ouve e acaba formando um opinião apenas pelo que ouviu.

Beijos

Martinha disse...

Infelizmente é mesmo assim. A imprensa muitas vezes em vez de ajudar só desajuda. Essas manchetes lançadas fora de tempo só vêm criar mais situações de stress e confusão entre os cidadãos...
Esperemos que em termos de ética, isso mude.

Beijo *

Cassius Vallim... disse...

Como sempre esse blog é uma polêmica só hauhauhauhua... e quanto tempo que eu não passo aqui.

Ouvi na radio bandeirantes sobre esse toque de recolher, será que vai virar mesmo?

Bom, não vou ficar perguntando rs... vou ver sua opnião no próximo post! Até porque, muito ajuda quem não atrapalha =-)

Oscar Menezes disse...

Juliana, no caso do Lindemberg eu acredito que a imprensa tem a sua parcela de culpa sim. A polícia estava em negociação e a imprensa dando ampla cobertura. Esse tipo de cobertura foi prejudicial, porque deu condições ao sequestrador de saber tudo o que estava sendo feito do lado de fora.
O caso da escola é outro: acusar antes de se concluir uma investigação.
Outro caso: Igreja Renascer. Saiu na semana passada o laudo do IPT isentando a igreja da queda do templo e lançando a responsabilidade sobre a empresa que fez a manutenção. Só que isso, infelizmente a imprensa não faz questão de divulgar.
Trabalho em uma seguradora. Alguns meses atrás aconteceu uma coisa muito chata por aqui. Uma segurada nossa morreu e durante o transporte do seu corpo o motorista desapareceu e não sabíamos onde se encontravam o motorista e nem o corpo da falecida. Aí ligo a TV e vejo o Facciolli descendo a lenha na seguradora e nos taxando de irresponsáveis. Nem parou pra pensar que nosso motorista encontrava-se desaparecido.
O maior problema é que a imprensa que foi feita pra informar, está preocupada em manipular a opinião do povo.
Bjo pra vc.

Fa menor disse...

Infelizmente os media só se importam em vender... se não há matéria para vender, inventa-se. É o que fazem sem olharem a quem possa doer.

Você é uma menina muito inteligente. Parabéns!

Beijinho

Simples assim... disse...

É fogo Ju..... a imprensa sempre, sempreeee focada no maldito lucro dessa nossa sociedade capitalista... dane-se se vai valer a vida de uma ou mais pesoas, o q vale é sair na vantagem.....

SERGIO RICARDO disse...

Muito bem elaborado esse post. REalmente, a imprensa brasileira só pensa em audiência e não mede as consequencias em nome disso. abraço

Vera disse...

Concordo plenamente com vc Jú! A imprensa, nesse tipo de caso, só presta um DESserviço! No caso da Escola Base, eles foram de uma imprudência monstruosa. Acabaram com a reputação de várias pessoas e depois sequer tiveram a descência de fazer um escândalo de igual proporção prá alardear a inocência dessas pessoas!
Esse negócio de programa de televisão se intrometendo em negociações de seqüestros já virou rotina e na maioria dos casos acaba mal!
O que interessa é ibope...o resto que se dane!
A única coisa que não vou concordar com vc é sobre esse programa dessa Sônia Abrãao.
Acho o programa dela o pior de todos! Uma criatura que se auto intitula jornalista, mas na verdade entende muito pouco das coisas que se propõe a abordar, dando um amontoado de informações erradas para quem assiste ao programa. Pode ser formada em jornalismo, mas está a milhas de distância de ser uma verdadeira jornalista!
Beijinhos!! Bom fim de semana!!!
Não suma!! :D

Brunette disse...

Olá Ju!
Mais uma vez revejo-me na sua opinião. A imprensa vive do lucro e tenta a todo o custo explorar as emoções das pessoas para fazer subir as audiências. Deste modo, passa do rigor informativo para o puro sensacionalismo. Isto revela, no mínimo, falta de ética! ainda agora na tv não param de abordar o caso do avião da Air france que caiu na semana passada. É triste ver os jornalistas tentando a todo o custo filmar os familiares no seu sofrimento e saturando-os com perguntas inusitadas, só para explorar a dor que essas pessoas estão sentindo.
Não é por acaso que os noticiários estão repletos de notícias de tragédias... as notícias sobre bons acontecimentos quase não têm destaque na imprensa...
Bjos

Marcos Vichi disse...

Olá Juliana!

A imprensa está sempre atrás de assuntos bombásticos para aumentar o ibope e fazer as vendas de jornal disparar.

Nesta correria toda, alguns colocam o senso critico de lado, em nome de alguns minutos em evidência. O público também tem a sua parte na responsabilidade, porque muita gente adora estes programas sensacionalistas.

Um abraço,

Marcos Vichi

Miguel disse...

Amiga, apesar de não ter concordado com uma opinião meio séria meio humorada que deixei numa postagem sua, saiba que o seu espaço continua a ser um dos meus preferidos pelo interessa dos temas focados. Deixei um prémio e um desafio no meu blogue, caso queira aceitar. Um abraço com amizade.

Raquel El-Bachá disse...

Oi Juliana. concordo com tudo que vc disse. Não suporto esse linchamento moral que a mídia faz como se fosse dona da verdade e como se suspeitos fossem condenados. Só quem pode condenar alguém é a justiça depois de investigações da polícia e de instauração de processo com contraditório e ampla defesa. Não cabe a mídia julgar ninguém, mas atualmente é o que ela mais faz, principalmente em programas sensacionalistas.
Beijos.

DE VEZ EM QDO VENHO AQUI disse...

menina,adorei seu comentario!!bjsss

Janaina disse...

Juliana, infelizmente a Sônia Abrão caiu no meu conceito por um bom tempo emais:profissionais experientes também erram e feio, faltou humildade por parte dela.
Por falar em Sônia Abrão,lembro que certa vez ela errou feio com a Mara.Não sei qual a sua idade mas isso já faz umas duas décadas.Foi um boato que surgiu na época que a Mara foi acusada(veja só)de fazer macumba para derrubar a Angélica.O pior é que na época a Sônia engrossou essa fofoca.Mara desabafou isso no Raul Gil na quele quadro"Tira o Chapéu".Tenta consultar e confira,beijos.

Cris Prates disse...

Oi, concordo com o que você postou. Imfelizmente acho que a mídia tem um grande poder de persuasão e muitas das vezes usa isso de forma errada e desastrosa. É uma corrida de deduções até a linha de chegada e muitas vezes passando por cima de inocentes.

Gerly disse...

Aí está o problema de acreditar em tudo o que se ouve. A imprensa do espetáculo atrapalha mais do que ajuda, concordo. Caluniar alguém hoje em dia é muito fácil, basta comover a opinião pública.
Acho que aquela velha máxima ainda deveria valer: todos são inocentes até que se prove o contrário.
Provas sim, especulações e sensacionalismo não.

Sei que a corrupção hoje em dia não favorece muito o aparecimento de provas concretas, mas... ainda é a melhor forma de apontar a verdade, provando.

Beijokas!

:o)

az20.blogspot.com disse...

oi, vi seu comentário hoje no meu blog, legal saber q tem gente bacana lendo o blog.
Abraço

az20.blogspot.com

DreamAboutMe disse...

olá Juliana!!!
Pois é, o assunto dos midea é muito controverso... pois há questões a favor e a desfavor... e um ponto negativo é o gozo de trazer pra publico o sofrimento alheio, fazendo crescer o gostinho por assistir a estas questões de foro privado.
Gosto do teu blog e sempre que tenho um tempinho venho espreitar os teus assuntos.
beijito

B; disse...

Eu gosto daqui pq vc nunca foge do nome "polêmica"!

▪ dααy imhof ! disse...

a midia é mt sensacionalista! ela só que ganhar $$$ ! parabéms pelo txt e a iniciativa, qnd puder da uma passada no meu! ;D beijos.

Lia Honorato disse...

Que horror!Essa imprensa é do tipo marrom.Só divulga coisas ruins e falsas.Adorei o post.Bjus,sumida!

«*G@bi*» 웃☆웃 disse...

OOiee..olha eu aki depois de muito tempo sem entrar até mesmo no meu blog!mas adorei o posto.Eu como Publicitária que dia 28 subo no anfiteatro pra levantar a mão e jurar concordo ... falta ética, a comunicação é pra aproximar a vida das pessoas não entrar na vida das outras... o mndo ta distorcido e uma parcela de culpa são nossas que assitimos tudo na epoca dos meus pais existia ir p rua protestar..hj em dia so vejo correte pela internet...mas e se todomundo participasse da campanha de ficar uam semana sem assistir a tv... é um ciclo eles passam aquilo segundo "acreditam que querem ver" e o pior q muitos ja estão programados pra isso mesmo... mas enfim que venham as novas safras de cmunicolocogos que sejam inteligentes e sábios...e utilizem daquilo que vem no juramento ETICA e respeito.

bjinho!

Monique Lôbo disse...

Oi Ju, sumimos juntas!rsrsrsrs!! Pois me bateu aquela saudade aí eu voltei!
Menina que post mais interessante, olha eu venho estudando muito sobre isso e acho que os meios de comunicação tem uma importancia enorme na sociedade, a final como o nome ja diz são de informação, cuidam de informar uma sociedade sobre os mais diversos fatos, trabalham com a moral, a com a verdade, com a reputação das pessoas. Por isso o mal uso desse exercicio pode acarretar consequencias muito grandes, como no exemplo da Sonia Abrão etc. Infelizmente vivemos um momento onde a midia se tornou o quarto poder, onde pessoas ligadas a ela acham que podem fazer qualquer coisa e isso só prejudica a sociedade. O pior é que não vejo perspectivas de mudnças, muito menos depois de terem desaprovado a lei que iria garantir a obrigatoriedade do diploma de jornalista para exercicio da profissão. Fico apenas com e esperança de que tudo, um dia, melhore.

Adorei post!!

Bjãoo

blogdocatarino.com disse...

Muito se tem falado da importância de imprensa livre, mas também é preciso falar em punições para quando a imprensa erra.
Dizem que na Inglaterra é proibido divulgar dados de um suspeito antes do julgamento final, assim os inocentes ficam protegidos.

Manoela Coelho disse...

Infelizmente hoje as mídias são usadas para expor opiniões com o intuito de gerar dinheiro. Os profissionais esqueceram que o seu dever é informar e não opinar.
Fazer o quê, né? O resulatado é esse gente sendo pré-julgada.

Mary Maura disse...

Juliana,
polêmica, muito legal , ha muito querendo retribuir tua visitinha ao meu blog ,e saiba que fiquei admirada com o que vejo aqui , vc escreve da realidade das pessoas , do nosso mundo, mundo este de desigualdades , sofrimentos, violencia , marginalidade....enfim , quero parabeniza-la por um espaço tão digno, vc é brilhante , voltarei mais vezes , amei....acompanhando vc.
Abraço carinhoso
Maura

Comunico, logo existooo. disse...

gosto do seu blog... bjsss

Dri disse...

Oi Ju, td bem?
Linda, tem um presentinho pra vc no meu blog.
Beijos
Dri (www.espacovidaequilibrio.blogspot.com)

caurosa disse...

Olá amiga, tem um selo de presente para você.

Forte abraço

Caurosa

cassiosvaldo disse...

Olá.
Você entrou no meu blog e comentou, vim aqui retribuir o coment =)

Pavarini disse...

oi, juliana.

não deixe de denunciar as injustiças e as mazelas do nosso país. precisamos cada vez + de gente fazendo isso.

aproveitei a visita p/ me tornar seguidor do seu blog.

big abraço

Lucilene; disse...

Primeiramente, gostaria de me desculpar por até ontem não ter compartilhado comentários com você... mas acredite, eu não sabia da existência dos seus comentários nos meus 'post' ;x éé eu sou uma pessoa totalmente desligada, já deu pra perceber né? mas enfim... desculpas, tá? Ahh a propósito... você escreve divinamente bem! adorei! Parabéns.

beijos

Vivian Sbrussi disse...

oiii amiga!!!

vim ver as novis!

um ótimo fds!

bjooo

Sandra Rossi disse...

Olá, tudo bem?
Vim te oferecer um selinho: Blog mágico!


BJuS!!


Link para pegar o selinho:
http://essaluz.blogspot.com/2009/08/selinho-blog-magico.html

Marinilce disse...

Amiga, kd vc? estou preocupada!
Espero que esteja bem.
Bjos.

Azrael disse...

a imprensa, as vezes, me parece ser o mal do século...

Katia disse...

Oi, sumida, te dou toda razão em tudo que escreveu. Tenho certeza que várias pessoas sofreram injustamente, por causa da imprensa. Os donos da Escola Base deram uma entrevista uma vez, completamente, acabados em todos os sentidos. O maior problema é que a mídia na hora de falar todos os podres sem serem julgados e direito a se defenderem, quando conseguem absolvição, ninguém dá tanto tempo para justificar os seus erros e que foi um engano. Fora que muitos da imprensa são comprados para colocarem o que foi conveniente para quem comprou.
Só sabemos da verdade se pesquisarmos a fundo e a maioria não faz e fica julgando sem saber de nada. Minhas polêmicas são mais pessoais do que gerais...bjs. Deus abençoe.

Azrael disse...

parabens pelas colocações!!
eu como estudande da area juridica, tenho meus (muitos)preconceitos com os jornalistas.

uma atitude de crucificaçao de SUSPEITOS é uma conduta totalmente imoral. A midia destroi a vida de uma pessoa em nivel que nem podemos imaginar ao veicular noticias sensacionalistas...

ja essa do sequestrador, fiquei perplexo, nao sabia que se tinham chegado à esse ponto... onde vamos parar? com a cobertura ao vivo de chacinas, ou de assassinatos?

EDIMAR SUELY disse...

Oração do Amigo.

Pai

Eu lhe peço que abençoe meu amigo que estiver lendo esta mensagem.

Faça-lhe uma nova revelação de Seu amor e poder.

Espírito Santo, peço-Lhe que ministre o espírito dele neste momento.

Onde houver dor, conceda-lhe Sua paz e misericórdia.

Onde houver dúvida, renove-lhe a confiança na Sua capacidade de operar através dele.

Onde houver cansaço ou exaustão, peço-lhe que lhe dê compreensão, paciência e força enquanto aprende a se submeter a Sua direção.

Onde houver estagnação espiritual, peço-lhe que o renove revelando Sua proximidade e atraindo-o para maior intimidade com o Senhor.

Onde houver medo, revele Seu amor e incuta-lhe Sua coragem.

Onde houver o obstáculo de algum pecado, revele-o e quebre o poder que estiver exercendo sobre a vida dele.

Abençoe suas finanças, conceda-lhe maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhe apoio e encoraje-o.

Dê a ele discernimento para reconhecer as forças negativas que o rodeiam e revele o poder que tem no Senhor para derrotá-las.

Obrigado meu Pai...

Smack!

Edimar Suely
jesusminha2.zip.ne

Edimar Suely disse...

Oração do Amigo.

Pai

Eu lhe peço que abençoe meu amigo que estiver lendo esta mensagem.

Faça-lhe uma nova revelação de Seu amor e poder.

Espírito Santo, peço-Lhe que ministre o espírito dele neste momento.

Onde houver dor, conceda-lhe Sua paz e misericórdia.

Onde houver dúvida, renove-lhe a confiança na Sua capacidade de operar através dele.

Onde houver cansaço ou exaustão, peço-lhe que lhe dê compreensão, paciência e força enquanto aprende a se submeter a Sua direção.

Onde houver estagnação espiritual, peço-lhe que o renove revelando Sua proximidade e atraindo-o para maior intimidade com o Senhor.

Onde houver medo, revele Seu amor e incuta-lhe Sua coragem.

Onde houver o obstáculo de algum pecado, revele-o e quebre o poder que estiver exercendo sobre a vida dele.

Abençoe suas finanças, conceda-lhe maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhe apoio e encoraje-o.

Dê a ele discernimento para reconhecer as forças negativas que o rodeiam e revele o poder que tem no Senhor para derrotá-las.

Obrigado meu Pai...

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha2.zip.net

bruh disse...

Fazia tempo que não passaava por aquii..
A preguiça e a falta de tempo(estudando muito para vestibular) tem tomado os breves minutos que eu dedicava ao meu blogger..Mas,estou aqui...
Muito bom o seu texto,estou fazendo um projeto sobre essa nova "lei",mal posso esperar para ler seu proximo post.
BEIJOS

Samuel Vagner disse...

Oi minha querida...
Estava sumido a bastante tempo...
Mas vim aqui anunciar que estou de volta com o Blog cheio de mensagens de]a parte de Deus para a sua vida...
Conto com a sua visita e ajuda na divulgação do Blog...
Deus te Abençõe...
www.samuelvagner.blogspot.com