.

.

.

.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O humor que gera mau-humor

Primeiro vou postar o meme que a B. do Blog Menina Mulher me passou:
.

8 (oito) coisas que eu faria um dia antes de morrer:
.

Como é só um dia antes de morrer, ou seja, 24 horas, acho que eu faria o seguinte:

1-) Comeria bastante todas as guloseimas que eu quisesse.

2-) Tomaria banho de rio.

3-) Falaria com todos os meus amigos e amigas por telefone, e-mail, pessoalmente, etc.

4-) Abraçaria muito todo mundo da minha família e o meu cachorro.

5-) Andaria de patins.

6-) ía para alguma festa.

7-) Gastaria todo meu dinheiro, esbanjando sem arrependimentos depois, rsrs.

8-) Abraçaria minhas coisas, meu travesseiro só para sentir meu próprio cheiro rsrs.
.
.




O humor que gera mau-humor




Há muito tempo atrás, ou melhor, há anos atrás, eu vi na televisão, se eu não engano foi no programa do Jô Soares (se eu não me engano), um homem falando sobre a diferença entre ter bom-humor e ter senso de humor.




A diferença é mais ou menos assim:





A pessoa que tem bom-humor é aquela cujo seu humor está sempre bem, ela está sempre alegre ou tranqüila, enfim, ela está sempre de bem com a vida, raramente fica stressada ou triste.





E a pessoa que tem senso de humor não precisa necessáriamente estar de bem com a vida, estar de bom humor. Ter senso de humor é saber fazer humor, é saber fazer piadas, escrever comédias. Um humorista, por exemplo, é uma pessoa que tem senso de humor. Os roteiristas dos programas humorísticos, os que criam os diálogos engraçados, as piadas, são pessoas que têm muito senso de humor. E eles não precisam estar sempre de bem com a vida, rindo à toa. Eles podem ser pessoas bravas, quiétas, tímidas, sérias mas, mesmo assim elas têm talento para fazer as pessoas rirem, elas são pessoas engraçadas, falam coisas engraçadas.





Deve ser legal ter os dois, ter bom-humor e também senso de humor!





Aí sim hein! rsrsrs.





Mas uma pessoa que tem apenas bom-humor, ou seja, ela está sempre bem (ou quase sempre) pode não ter o talento de fazer os outros rirem, pode não ser uma pessoa engraçada, divertida.
Acontece! rs.


































Desde que eu me entendo por gente, que eu sempre pensei que a função de um humorista era levar alegria para as pessoas.






Vocês viram alguma alegria nos vídeos acima?






Eu não vi nenhuma, pelo contrário, eu só vi stress.






Eu não entendo esse tipo de humor que serve para causar mau-humor nas pessoas.






Deve ser muito gratificante para um humorista conseguir fazer as pessoas tristes ou irritadas se alegrarem. Mas nesse tipo de humor que a televisão anda fazendo ultimamente é completamente ao contrário. O humorista encontra uma pessoa que está aparentemente bem, está tranqüila, e a deixa de mau-humor.






Acredito eu, que há anos atrás nenhum humorista se orgulharia de fazer isso.






Têm pessoas que, na minha opinião, não fazem humor, elas apenas debocham dos outros. Têm programas humorísticos na televisão em que seus humoristas não fazem brincadeiras com as pessoas, eles apenas debocham delas e elas ficam irritadas. Ou seja, estão fazendo um humor que gera mau-humor.






Debochar dos outros, pode até ser engraçado para quem é ouvinte, para quem está assistindo. Mas ser o motivo do deboche não é nem um pouco engraçado.






Se alguém debochar de mim fazendo piadinhas em cima dos meus pontos fracos, muita gente vai rir. Mas eu não vou gostar e garanto que não vou rir nem um pouco.


Tem gente que nem liga e é por isso que quem gosta de debochar dos outros tem que fazer piadinhas com quem não se ofende com elas.


E na televisão esse tipo de humor está no auge. E o pior é que todos os dias é mostrado na TV várias reportagens de acontecimentos ruins que nos deixam revoltados, tristes, de mau-humor. E agora até os programas de comédia, programas que serviriam para transmitir alegria, estão servindo para deixar as pessoas de mau-humor também, como foi mostrado nos vídeos.


É muita cara-de-pau de alguns humoristas que ficam fazendo piadinhas com determinado artista, aí esse artista responde mal, e esses humoristas ficam dizendo:


-É brincadeira! Não sabe brincar? Você precisa ser mais humilde!


Como se todo mundo fosse obrigado a achar graça nas piadas que eles fazem.


Em primeiro lugar, brincadeira é uma coisa, deboche é outra. A brincadeira é saudável, o deboche corre o risco de ser uma coisa humilhante.


Se a platéia não riu da piada, o problema não está na platéia, mas sim, na piada.


Volto a dizer: Tem gente que nem liga em ser motivo de riso, e é por isso que quem gosta de debochar dos outros tem que fazer piadinha com quem não se ofende com elas. Como eu disse, ninguém é obrigado a rir das coisas que eu falo, ainda mais se eu estiver debochando dela, tirando sarro dela.


O deboche incomoda. Basta assistir qualquer programa de debates que você vai ver um debatedor rindo do argumento do outro, e eles fazem isso propositalmente porque quando ele dá risada do que o outro falou, ele ridiculariza o que o outro falou. É como se o outro tivesse falado uma besteira tão grande, que soou como piada que o fez rir. Isso incomoda.






Tem aquelas pessoas que utilizam o humor para fazer críticas ao governo, aos políticos. Nesse caso até que eu sou à favor, mas desde que seja algo construtivo, algo que sirva para cutucar aquele político folgado, dar um chacoalhão nele e alertar a população. Utilizando humor as pessoas entendem melhor o recado, o humor é usado até em propagandas publicitárias, pois assim as pessoas entendem e aceitam a mensagem com mais facilidade. E mesmo usando o humor para fazer críticas construtivas, para mim, também não é necessário humilhar ninguém.


Bom, embora eu esteja criticando esse tipo de humor que só serve para causar mau-humor nas pessoas, eu quero deixar claro que eu sou totalmente contra as agressões físicas, não é assim que se resolve as coisas. Nos vídeos, as pessoas acabaram descendo do salto e responderam às provocações dos humoristas com socos, tapas e bolsadas. Eu acho que nada se resolve com violência.


Mas eu percebi o seguinte:


Os entrevistados se sentiram agredidos verbalmente e responderam agredindo físicamente. Ou seja, houve agressões das duas partes.


Também quero deixar claro que esse post não é para defender celebridades não, até porque eu não conheço nenhum artista, não sou fã de nenhum deles, nunca os vi pessoalmente, nem nada; eu estou falando sobre esse humor que, acredito que, dá audiência, mas é um humor que causa mau-humor.


Senso de humor, para mim, é um talento. Conseguir fazer uma piada espontâneamente e divertir todo mundo, ter essa rapidez de raciocínio, para mim isso é um talento. Mas infelizmente tem gente que usa esse talento para causar mau-humor nos outros.


Me desculpem os fãs desses programas, mas é o que penso à respeito desse novo humor. Eu assisto pânico de vez em quando, rsrs.

BeijinhoImage Hosted by ImageShack.us

45 comentários:

Mary disse...

Olá Juliana, tudo bem!
Eu particularmente creio que não exista mais humor na televisão, não acho graça em nenhum programa humorístico, o Pânico já era, deu o q tinha que dar. Gosto do CQC, da Band, porque Marcelo Tass, Rafinha Bastos e Danilo Gentile são inteligentes.
Bjs e Boa noite

Eliane disse...

Oi,Jú.Adorei os seus posts.Como sempre belos e bem escritos.Realmente vc tem o dom da escrita e assino embaixo de tudo o que escreves
Um enorme beijão
Te gosto muito,viu?

Vera disse...

Oi Jú! Concordo com vc sobre esse tipo de humor feito pelo Pânico. Até assisto de vez em quando, mas acho de extremo mau gosto o que fazem com os artistas. Se isso é humor, eu costumo dizer que é humor de mau gosto, não consigo achar graça em deboche para com ninguém.
Também tenho preferido ver o CQC, que tem um humor mais refinado e principalmente, usa esse humor prá fazer cobranças de atitudes que a sociedade reinvindica e não consegue resposta alguma junto aos políticos e prefeituras. Acho muito inteligente o programa deles.
O outro, já está com a fórmula gasta e muito sem respeito às pessoas. É a sub-cultura!
Beijokas!

cuidandodemim disse...

Olá.
Eu acho que tem de se ser inteligente para fazer rir os outros. O humor inteligente não é aquele que humilha, mas sim aquele que tem graça simplesmente, que fala das pequenas coisas, sem necessidade de desrespeitar as pessoas.
Bjns

Gerly disse...

Muito bom, July!

Bacana seu Post.

Realmente há poucos programas de humor na tv, mas o número de programa de deboche e a audiência deles aumenta cada dia. Infelizmente tem gente que gosta de rir das "desgraças" alheias, mas se fosse consigo não acharia a menor graça.

O que não queremos pra nós não fazemos com os outros, num é verdade???

Mas isso não vale quase nada hoje em dia.

Beijokas!

Mandou muito bem!

:o)

Nina Fernandes disse...

Adorei.
Mas, isso fui uma critica direta ao Pânico né?! rsrsr
Detesto essas "piadinhas" deles.
Foram tapas merecidos. =x
Preciro as piadas de Joaozinhos do que deboche.
Senso de humor forçado da nisso.. =/
Viva a cultura Brasileira! =(


Seus textos separados assim com espaços facilita a leitura... ;)

' Sofih disse...

Pânico sem dúvida nos faz rir muito, mas o problema é que não pensamos em como está se sentindo o cara famoso lá com quem o vesgo, Sílvio e esse povo aí ficam zoando. Assim, tem celebridade que de santo não tem nada, mas ninguém merece ser caçoado assim né?
Quem tem senso de humor tem que pensar se tá fazendo rir só o telespectador ou todo mundo, inclusive o famoso lá. Mas isso quase nunca acontece!
Bjo

Monique Lôbo disse...

Ju, sabe aquela famosa frase de que pimenta no olho do outro é refresco, pois então isso virou uma formula,e as pessoas começaram a consumir esse tipo de humor, fanzendo com que ele crescesse cada vez mais. Eu também sou contra esse tipo de humor que humilha as pessoas, mas se muitos assistem esses programas, eles vão cotinuar fazendo.
Eu gosto do humor leve, divertido, daquele que te faz rir de situações engraçadas e não do deboche de algumas pessoas.
Adorei o post!

Bjãoo

janaina de almeida disse...

Juliana, tem uma tarefa para você fazer quando quiser.não é iugaul aos meme das oito coisas não.Sobre o post, o respeito tem que haver acima de tudo.Lamntável que o humor deles seja dessa forma, agressiva.no início era até engraçado, mas depois perdeu completamente agraça.
Beijos, tudo de bom.

✰тєcα✰ disse...

Hoje o humor é apelativo ,forçado se não é assim debochando das pessoas é com mulheres semi nuas rebolando uma pena pois com um país com tantos problemas um bom programa que nos faça rir faz falta!

Beijão Amiga!

TODO NOSSO disse...

OI linda!!adorei seu post,concordo plenamente,tenho um primo q é politico e foi vítima do panico,ele muito educado,soube se sobressair,mas achei ridículo,esfregaram o sapato dele na cara dele,coisa de humor "cinza" mesmo,nao gosto de usar negro,acho q ofende.
as pessoas precisam de alegria de leveza,nao de brincadeiras idiotas!!
saudade de vc,estava de férias,eu e o professor!ele anda sem net,está se mudando,mas deixou um abço a vc!!
bjs,moça linda!!!
elane e sergio

Andressa disse...

PERFEITO! Soube escrever exatamente o que penso sobre esse tipo de "humor"... aquele terceiro video é uma falta de respeito, aquilo não tem graça, só deve ter graça pra pessoas ignorantes que não sabem respeitar ninguem.
Isso aí garota...continue polêmizando!

Deisy disse...

é uma verdade, tem humores q causam um certo constrangimento, não serve pra muita coisa...

Martinha disse...

Concordo perfeitamente com a distinção que fizeste entre estar bem humorado e ter senso de humor... Cá em Portugal também há muito bom humor, mas é verdade que também há humor que não tem piada nenhuma... E isso também me leva a pensar, não tem jeito nenhum humilhar as pessoas através do humor... O terceiro vídeo n tem graça nenhuma!
Beijinho Ju *

Brunette disse...

Olá Juliana!
Há pessoas que só se riem da desgraça ou da humilhação dos outros. Eu considero que tenho sentido de humor, mas não acho piada a certos programas que pretendem humilhar ou assustar quem está a ser "apanhado". Na tv japonesa, há programas que levam o humor ao extremo: há vários vídeos de pessoas que ficam verdadeiramente aterrorizadas com as partidas que lhes pregam...Onde estará a graça disso? Pode haver quem ache muito divertido ver alguém a gritar de desespero, mas eu não consigo encontrar piada nisso. Gosto muito de ver séries cómicas e sátiras sociais, mas não humilhações e faltas de respeito!
Bjos e continuação de bom final de semana

O Eterno Aprendizado disse...

Me dando ao trabalho de comentar as postagens de minha xará (rs)...
Ju, agradeço sua visita ao meu blog há dois meses atrás. Você deve estar pensando "poxa, mais depois de tanto tempo"... ahh, não posto com tanta frequencia, mas gostei muito das suas publicações e não pude deixar de comentar seus textos. São ótimos. Sem dúvidas.

Que voce continue nessa inspiração, querida! Assim vamos longe...

Abração!

P.S: Ahh, amei o "beijinho". Original!!

*Silvia Alencar* disse...

Oi, Jú...
Vim retribuir a visitinha...
Bom domindo...

Liz / Falando de tudo! disse...

eu também acho esse videos sem graça e apelativos, por isso que nem perdi meu tempo vendo. esses cabras tem que nascer de novo pra ter talendo, bom humor, ou seja la o que for!
por conta do intenso trabalho, o fim de minha formação, e meu interminavel tratamento pra ter um filho, nao tenho tido muito tempo pra visitar blogs que gosto, mas sempre vou atualizar as postagens, ok?
beijos

José António disse...

Olá amiga Juliana,

Vim fazer uma visita e subscrever o seu texto em que explica de um modo bem explicito as diferenças entre bum humor e senso de humor.

De facto as diferenças, quanto a mim, também são aquelas que tão bem explicou.

Adoro seu espaço.
Continuação de um bom fim de semana.

Beijo deste seu amigo
José António

Geninho disse...

Ops, primeiro agradeço pela visita e comentário em meu blog, valeu espero que volte. Segundo, parabéns pelo blog, bela iniciativa. Vou colocar teu blog em minhas lista. Quando tiver um tempinho e se quiser visita meu site tbem. www.geninhomensagens.hostfenix.com, quando sua visita e recadinho aparecerem lá no site, te linko de lá, nos parceiros. Valeu.
Abraços.

Azrael disse...

yeah!! falou e disse \o/

Mary disse...

primeiro, amiga desculpe a demora em escrever, estava de férias, na verdade acho q ainda deveria estar.. hehehe..

adorei teu texto, ñ sabia bem sobre a diferença entre bom e senso de humor, gostei de saber.. e concordo contigo, não vejo o menor humor nos vídeos q vc postou, ñ entendo como o pânico segue no ar e com tantas pessoas elogiando.. acho o programa todo de um mau gosto enorme, é só deboche e nada mais..

beijocas mil amiga e ótima semana..

Eliane disse...

Obrigada por sua visitinha.É,Ju.Não dou sorte com pousadas mesmo.
bjus

Luciana disse...

Oi Ju, gostei do seu comentário lá no blog e no seu também. Escreve bem, expõe com clareza o que pensa, isso é muito produtivo amiga.
Um beijo grande e uma ótima semana

Paula disse...

oi ju,
adorei o post...rsss
o pior de td é quando a pessoa se acha humorista (meu chefe!!!), conta piadiunhas infames e a gente ja congela o sorriso, pra ele nao ficar sem graça...
acho que eu me encaixo no "ter bom humor"!!!, nao sei contar piada, fazer graacinha e detesto, gente que se usa dos outros para promover a alegria (falsa) do ambiente...fala serio!!!
ua boa semana pra vc
bjs

Erica Daniela disse...

Ola!!1 pasei pra dar uma olhadinha e adorei o texto sobre Humor que gera mau-humor, de fato depois de um raciocínio mais lógico, no que vc escreveu tem varias verdades.
Votei tb nas suas enquêtes, e fiquei surpresa com o resultado da enquête “vc é preconceituoso” todos nos somos de alguma forma, ate mesmo sem perceber , nos sempre damos uma fora.
De alguma forma mesmo sendo uma pessoa “livre” de preconceitos sexuais ou racistas ... de alguma forma ate com pequenas coisa agente sempre faz um pré -julgamento !
Bjs Erica Daniela

Erica Daniela disse...

Ola!!1 pasei pra dar uma olhadinha e adorei o texto sobre Humor que gera mau-humor, de fato depois de um raciocínio mais lógico, no que vc escreveu tem varias verdades.
Votei tb nas suas enquêtes, e fiquei surpresa com o resultado da enquête “vc é preconceituoso” todos nos somos de alguma forma, ate mesmo sem perceber , nos sempre damos uma fora.
De alguma forma mesmo sendo uma pessoa “livre” de preconceitos sexuais ou racistas ... de alguma forma ate com pequenas coisa agente sempre faz um pré -julgamento !
Bjs Erica Daniela

Erica Daniela disse...

Ola!!1 pasei pra dar uma olhadinha e adorei o texto sobre Humor que gera mau-humor, de fato depois de um raciocínio mais lógico, no que vc escreveu tem varias verdades.
Votei tb nas suas enquêtes, e fiquei surpresa com o resultado da enquête “vc é preconceituoso” todos nos somos de alguma forma, ate mesmo sem perceber , nos sempre damos uma fora.
De alguma forma mesmo sendo uma pessoa “livre” de preconceitos sexuais ou racistas ... de alguma forma ate com pequenas coisa agente sempre faz um pré -julgamento !
Bjs Erica Daniela

Andressa disse...

Oi, tem um desafio pra você lá no meu blog. Fique á vontade para aceitar ou não! Um beijo...

tenci :) disse...

muito bom esse seu texto!

Na verdade eu queria tirar uma dúvida sobre o blog :(
é mais coisas 'técnicas' e não sei a quem recorrer... rs
ah, se puder ajudar por favor, me adicione mymindinsane@hotmail.com
beijinhos! =*

Sheila disse...

Oi, Juliana.
Vim retribuir a visita e fiquei encantada com o seu blog, com as coisas que escreve e concordo com vc em vários pontos.
é com muito carinho que ofereço o selinho do meu blog Só Quero Paz, pois só ofereço aos blogs como o seu, feitos no capricho!
Vc tem um dom e gostaria que nossa juventude pudesse ter a cabeça que vc tem, com certeza nosso planeta estaria muito melhor...
beijinhos e fique com Deus.

Bruno Henrique disse...

O texto, como sempre é muito bom. Muito bacana vc falar de senso de humor e bom humor...Nunca havia parado pra pensar nisso, mas faz todo o sentido do mundo.rs

E prova maior disso é que Chico Anysio e Renato Aragão ( humoristas antigos ) são uns chatos quando não estão no papel de humoristas...Ou seja, tem muito senso de humor.

Bjs

Bruno Henrique disse...

Ah...onde acho seu MSN? Se puder me add....bhabreu@hotmail.com

Janini Pinheiro disse...

Oii
Obrigada pelo seu comentário lá no meu blog, seja bem vinda, pode voltar lá quando quiser!!! Concordo com tudo que escreveste lá e concordo também com o post "Humor que gera mau humor".
Esse programas que se intitulam como Humorísticos, não tem nada disso não, o Pânico é um lixo da tv brasileira, eles só sabem tirar sarro dos artitas, até com uma criança eles fazem isso, no caso da Maísa, na verdade eles querem é ganhar audiência em cima do sucesso dessa menina, que está dispontando aos poucos para sucesso.
Eles só sabem debochar dos artitas, que são tão burros que ainda concedem entevista pra eles, se é que dá pra chamar aquilo de entrevista. E o que eles fazem com panicats, pelo amor de Deus, nem por todo o dinheiro do mundo eu faria o que ela se sujeitam a fazer, coisas nojentas do tipo, comerem bife de sola de sapato ao molho madeira ou comerem batata frita passada na barriga suada de um homem, que nojo!!!!
Se isso pode ser chamado de humor, não sei onde vamos parar com tanta porcaria na tv!!!
Até deixo aqui a dica, poderia falar sobre os programas cópias da tv, sim, porque se você perdeu o "lar doce lar do Caldeirão" é só mudar o canal e assistir no domingo o "reconstruindo um sonho no programa do Gigu" são exatamente a mesma coisa!!!
As emissoras não tem mais idéias novas, uma copia o que é sucesso da outra!!!
Só uma curiosade: Onde você encontrou o meu blog???
Bjus
Janini

Gilmara Coletto disse...

Oi Ju!

Quanto tempo menina!

Realmente esses pessoal do Pânico é sem noção, sem falar nas roubadas que eles metem a Sabrina né, acho que brincar é bom mais tem que ter limites né eles realmente não regulam!!!

Bejus flor!!!

Karkr Napon disse...

Olá Juliana!
Obrigado pelo comentário, amei, hehehe ^^
Interessantíssimo seu post, que bom que há mais pessoas que também pensam como eu. Realmente esse tipo de programa é para debochar e ridicularizar as pessoas, nunca foi divertir, a não ser quem vê pela TV e acha muito engraçado que as pessoas sejam humilhadas deste jeito. Odeio programas como CQC, Pânico e qualquer outra porcaria que exista na TV, não presta para nada a não ser irritar as pessoas.
BJonas e Deus abençoe
xD

karolina disse...

é... eu assisto o panico e até gosto de ver as "externas", as entrevistas... mas as vezes eles passam do limite.

GEOGRAFIA NO VESTIBULAR disse...

Parabens pelo Blog....muito bom e criativo....continue assim
quando tiver um tempo faça uma visita aos meus blogs se tiver assuntos que lhe interesse...obrigado e um grande abraço
feijoadaliteraria.blogspot.com
resenhasbrasil.blogspot.com
historianovest.blogspot.com
entrevistasbrasil.blogspot.com

Viajante da Imensidão disse...

Oi Ju...desculpe ter sumido um pouquinho...rsrs...(obrigada pelo último comentário)...pra falar a verdade nem assisto esses programas...mas fazer humor causando constrangimento a outras pessoas é extremamente ridículo...humilhar as pessoas e achar que está produzindo algo de bom é muito patético...

Bjos!!

Maria Lucia disse...

É isso ai amiga! Concordo plenamente contigo: Quando o humor causa mau humor certamente não é humor.
São apenas brincadeiras de muito mau gosto, e algumas até estúpidas mas que lamentavelmente a mídia aprova, a população que é carente de cultura para entender os bons humoristas, as boas piadas o humor inteligente vai se deleitando.
beijinhos
Maria Lúcia

RayanneSilvério ~~* disse...

eu já disse que eo adoro os bejinhos de coco no final,né?
aposaokskao

falando em humor...
eo posso dizer,sem medo,que eo sou OTIMAMENTE BEM HUMORADA...
desde qdo aprendi a falar...falo pelos cotovelos...
e rir,então?
tem vez q fico é sem arr :s
aokpaokpsoak


adooooooro (L)

bejo,amor

janaina de almeida disse...

Lindinha, estou de volta para te desejar uma excelente semana, beijos.

Bruno Henrique disse...

Postei teu texto no meu blog, caso não goste, avise que retiro, beijos!

Anônimo disse...

aquela aberração chamada desciclopédia certamente se inspira no pânico, eles também só sabem fazer "humor" humilhando os outros

Link disse...

Nos ajude a construir um blog de todos!
Por favor não encare esta mensagem como spam, sou leitor assíduo do seu blog e pensei em te convidar para conhecer o meu.

Bom tarde! Meu nome é Antoani e faço parte da equipe do blog Link Premiado.

Já a algum tempo acompanho seu blog e vejo seus posts, como contribuição importante a blogosfera brasileira.

Lançamos a pouco o blog Link Premiado, um blog de todos e para todos e gostaríamos de convidá-lo para incluir seus excelentes artigos, no nosso blog (que esperamos que considere seu também).

O Link Premiado é um blog colaborativo que têm como objetivo primordial o sucesso do blogueiro brasileiro, somos todos iguais independente do nosso Page Rank ou pageviews.

Por favor nos dê a honra de publicar seus artigos no http://www.linkpremiado.com.br/ no menu “Envie seu Link” criamos a categoria “humor” para que possa compartilhar sua valiosa experiência com outros blogueiros.
Suas sugestões e dicas serão muito bem vindas também.

Oferecemos prêmios, dentre eles R$ 500,00 para o post mais votado.

Sua contribuição é muito importante para nós.

Atenciosamente.

Antoani/Equipe Link Premiado