.

.

.

.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Promessas

Quando uma pessoa nos diz Eu Prometo, é uma garantia de que ela cumprirá com sua palavra. Uma promessa é como se fosse uma garantia.
Prometer, segundo o dicionário é 'obrigar-se a'. Isso quer dizer que o que nós prometemos, temos obrigação de cumprir. Acho que por isso que dizem que promessa é dívida.
Eu fico chateada quando me prometem algo e não cumprem. Há uns anos atrás, em uma empresa que eu trabalhava, meu supervisor estava abrindo uma pequena empresa para ele. Quando seu escritório e todas as papeladas estavam prontas, ele pediu demissão da outra empresa para trabalhar por conta própria. No dia em que ele se demitiu, ele se dirigiu até mim e disse que depois de 15 dias entraria em contato comigo pois, queria que eu trabalhasse como telefonista na empresa dele. Ele me disse: Eu prometo te contratar.

15 dias se passaram e nada de ele entrar em contato comigo. Eu ligava na empresa dele e ele nunca podia me atender, começou à fugir.
Eu fiquei chateada pelo fato de ele ter prometido. Se pelo menos fosse eu quem tivesse pedido para ele prometer mas não, eu não fiz isso, ele que por livre e espontânea vontade, sem que eu menos esperasse disse: Eu Prometo!

E eu acreditei.

Isso que aconteceu comigo foi apenas mais um caso de promessas não cumpridas. Mas eu não quero me isolar apenas nesse caso, quero falar sobre pessoas que não cumprem com suas promessas de um modo geral. Essas pessoas perdem totalmente a credibilidade perante as outras porque ninguém acredita mais em suas palavras.
Quando alguém nos promete algo, ficamos de uma certa forma, um pouco mais tranqüilos, mais confiantes, ficamos mais esperançosos de que a palavra dessa pessoa se cumprirá. E quando não se cumpre é uma sensação de termos sido enganados, passados para trás.

Tem gente que diz: Eu não confio em ninguém; não se deve confiar em ninguém; temos que confiar desconfiando.

Eu respeito quem pensa assim mas, não é sobre isso que eu estou falando, eu quero focalizar as pessoas que prometem as coisas e não cumprem. independentemente se você confia ou não confia nas pessoas, meu recado é para que a gente cumpra com a nossa palavra. Pessoas de bom caráter devem honrar com suas promessas. Não podemos sair por aí fazendo milhares de promessas que não podemos cumprir.
Se você fez uma promessa, você tem que cumprí-la. Se você não pode cumprir, então não prometa nada. Não temos que falar as coisas preciptadamente.


(Mateus 5: 36) Nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Isso já diz tudo! Se não pode tornar um cabelo branco ou preto, então, não jures. (versículo 37) Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não.


Será que existem pessoas que agem de má fé e prometem mesmo sabendo que não vão cumprir? Eu acredito que sim (não todas, lógico). O assassino Lindemberg ao manter como refém a garota Eloá fez várias promessas aos policiais e negociadores e não cumpriu nenhuma. Ele prometeu que soltaria Eloá mas, em seu íntimo ele sabia que iria matá-la, estava blefando o tempo todo só para continuar sendo o centro das atenções por mais alguns dias. Alguns amigos dele disseram que Lindemberg já saiu de casa dizendo que iria fazer uma besteira.
E sem contar as promessas dos políticos né!

Esse selinho "Esse blog tem um sabor todo especial" eu ganhei do meu amigo Márcio Ribeiro do Blog Com idéias e ideais, e eu recomendo a leitura do blog dele à todos vocês pois, é um ótimo blog.

BeijinhosImage Hosted by ImageShack.us

60 comentários:

Magalhães disse...

Pow, vlw!
Tambeem desejo a vc que possa um dia ser feliz com essa pessoa...
Bjus!

Cassius Vallim... disse...

Acho que a partir do momento que a pessoa te conhece bem, ela sabe se o que você fala é serio ou não! E você não precisa prometer... Caso você não seja uma pessoa de palavra, de nada vai adiantar prometer algo... caso seja, seria o contrário!

Eu não prometo, quando alguém me fala: "Você promete?" eu respondo: "Você me conhece."...

Bejos...

Anderson Emídio disse...

Olá Juliana.
Infelizmente os políticos tem feito discípulos por todos os lados,poucos hoje são os que honram suas declarações e promessas.
Os valores de nossa sociedade se inverteram e mentir não é mais vergonhoso,tornou-se um hábito bastante cultivado não só em Brasília.
Quando alguém não é capaz de honrar com suas palavras perdeu toda dignidade e não merece mais ser respeitado.

Beijos

Dany disse...

Uma pessoa tem que honrar sua palavra... ela é a sua salva-guarda garantida... a partir do momento que ela não cumpre o que promete, perde a credibilidade diante das pessoas que antes confiavam nela e isso é a pior coisa q pode existir!
Bjs

Carlos Henrique Leda disse...

Realmente prometer e não cumprir é péssimo. Infelizmente tem pessoas assim, que prometem sabendo que não irão cumprir mesmo, que não possuem nenhuma intenção.
Certamente eu já me comprometi em fazer algo com alguém, e não consegui. Mas nesses casos eu ao menos faço questão de falar para a pessoa que o que havia prometido não conseguirei cumprir, ou naquela data ou jamais. Mas uma satisfação (verdadeira e não de marketing) sempre deve ser dada.

[]'s

www.serrademinas.blogspot.com disse...

Vim retribuir a visita e, claro, deliciar com suas polêmicas. Concordo plenamente com vc com referencias às promessas que são feitas e na maioria das vezes nunca cumpridas. Acredito que as pessopas que agem assim quer aparecer diante da pessoa. Outros são 'caras de pau' mesmo. Mas os campeões das promessas reamente são os políticos, que consegue muitas vezes perpetuar no poder na base da promessa. E .... o povo acredita. Eu particularmente, prefiro dizer: vou tentar. Somente prometo quando tenho certeza que: o que prometi depende apenas de mim.

Bjão e volte sempre!

Gerly disse...

Eu confio nas promessas de Deus, pois sei que essas são verdadeiras, dure o tempo q durar. Aliás o tempo pertence a ele e não a nós.
Quanto às outras promessas (as humanas) são todas passíveis de perdão quando não cumpridas, afinal somos todos tão falhos, tão inconstantes, nem as 'promessas que prometemos' nos pertencem.
Claro que isso não isenta quem age de má fé, prometendo coisas por politicagem ou por falta generosidade; quem age assim é sacana mesmo, e a gente tem que passar bem longe desses tipos.

Não prometer o que não pode cumprir, é o ideal!

Bjokas!

:o)

Ah, tem um Meme pra vc lá no blog, sinta-se a vontade para fazer ou não, ok?

Karkr Napon disse...

Olá Juliana!
Obrigado pelo seu comentário e concordo com ele ;)
Amei o post sobre Promessa, algo cada vez mais difícil de ser cumprido... Infelizmente a maioria das pessoas não levam a sério o que elas próprias dizem, prometem da boca da fora (coisas até desnecessárias) e sujam sua imagem e perdem a confiança dos outros. Se promete, cumpra. Porque se não for cumprir... Pra que prometer? Fidelidade e lealdade é cada vez mais difícil de se encontrar. O que era pra ser obrigação de toda pessoa se tornou uma qualidade adicional, afinal a maioria não é assim...
BJonas e Deus abençoe
xD

Tiago Faller disse...

Infelizmente, assim é o ser humano...

O bacana é saber que tem um Cara que sempre cumpre o que promete. Um Deus fiel que não é homem pra mentir e é o remédio contra as frustrações causadas por "promessas eternas, nem tão eternas assim"... =)

Tema bacana, menien! (y)

R.Vinicius disse...

É a primeira vez que leio o seu Blog. Gostei! Promessas são complicadas, desculpas não são. É como a verdade e a mentira; a verdade é um processo mais difícil, a mentira é um processo mais fácil. Prometer é fácil, cumprir é outro assunto e muito mais difícil. Também penso que há na promessa um interesse de ambas as partes, embora a parte que recebe a promessa não saiba que algo lhe será prometido, apenas em casos adversos, quando ela mesmo pede que a pessoa prometa. Não acredito em promessas, em qualquer tipo de promessas. Acho que a primeira promessa que o homem faz é com seus principios. Uma vez que ele traí seus idéais, acaba qualquer promessa. Um homem sem a promessa de ser sempre quem ele é, é um homem sem traço. Teu Blog merece o selo!

Abraço, até breve,

P.S- Como sugerido aqui está o Link de um poema. Postei hoje.

http://sitedepoesias.com.br/poesias/35004

R.Vinicius

Simples assim... disse...

O jeito é cada um se bancar e não depender dos outros para absolutamente nada!!!!
.....Prometeu??? Não precisa não, pode deixar que eu me viro, se sua ajuda vier, ótimo, será bem vinda, mas não ficarei esperando por nada nem por ninguém........
Ótimo texto, Ju!

Lonestar disse...

Que bom que gostou do meu blog kirida fico feliz...
Morro de vergonha das coisas que escrevo e nem divulgo esse blog rs mas aber que alguem que nem me conhece gostou já é estimulo muito grande!
Obrigada mesmo!
Vc captou bem o que eu quis dizer no conjunto vazio... ;)

aléxia raine disse...

aaah, sempre existem né as promessas furadas.. comigo aconteceu algumas vezes, tb odeio quando me prometem e não cumprem. Eu confio,espero.. e nada!
Me esforço o máximo pra cumprir minhas promessas, até as pequenas promessas, do tipo 'prometo te devolver amanhã', 'prometo te ligar mais tarde', 'prometo ficar bem'.
Que pena que nem todos o fazem. Mas é isso aí.
Cada um dá o que tem, né?

beijinhos!

WilL disse...

Espero ter te ajudado! brigado pelo comentário tbm, ;D
bjs

Commenta Blog

' Sofih! disse...

Essa coisa de prometer e não cumprir é uma prcaria. Eu me chateio quando fazem comigo, mas fico impressionada ao ver pessoas prometendo coisas impossíveis ou que tenho certeza que não cumprirão. Fico impressionada com a falta de responsabilidade!

Bjoos

...vdj... disse...

promessa gera ansiedade...
ansiedade gera expectativa...
que pode ocorrer:
frustração ou comemoração!

texto legal!
[]'s
.
.
.

Lavrador disse...

Concordo plenamente consigo.

Cumprimentos

bruh disse...

Será que compensa prometer para ter um momento intantaneo feliz ou melhor dizer a verdade?

Beijos

Elias silva disse...

Olá querida Jú,tudo bem?belissimo post,parabéns.Eu assim como você não gosto de prometer nada e sobretudo que me prometam,especialmente quando não se tem intenção de cumprir as promessas feitas.ah! em tempo:obrigado pela visita e pelos comentários.você é minha fonte de inspiração.Beijinhos te amo

♥тєcα♥ disse...

Eu nunca prometo nada, pois como eu costumo dizer quem promete não cumpre,engana e enganar não é meu forte não,rs!

Beijão Juh!

. : . Teh . : . disse...

Noooooooooooossa que blog fodástiko rs...muito lindo ju e texto bacana pakas vc sim escreve bem espero que meu blog possa crescer assim como o seu talvez apenas pra dizer coisas das lembranças que um dia eu tive enfim...valeu por comentar lá o meu hehe
BjOoos...

Helena C de Araujo disse...

É Juliana, concordo e assino embaixo. Sempre penso que se não há intenção de cumprir, não se deve prometer. Frequentemente me sinto frustrada com o descabimento das afirmações que as pessoas fazem, com as promessas que de antemão sabemos que não serão cumpridas, com o blá blá blá para se ganhar tempo ou para se levar vantagem sobre alguém ou sobre algo. E por aí tá cheio de gente que age assim. É uma pena, porque isso vai "gastando" a nossa fé. Se a gente pudesse pedir às pessoas que escrevessem, assinassem e registrassem em cartório as suas promessas, como duplicata a pagar, teria um monte de título protestado por aí... rs....Gostei do texto!! Um beijo!

Quase Trinta disse...

Por essas e outras as palavras das pessoas atualmente valem tão pouco.
Pois não cumprem o que dizem.
Dizer eu prometo ou eu te amo, não garantem nada, e é uma pena.
Muito bom o texto, realmente gostei muito.
beijos

Estrela Cadente disse...

Olá querida polémica!!
Obrigada pela visitinha e pelo comentário.Apesar de não deixar sugestão agradeço na mesma!!
Parabéns pelo bebé, é sempre uma alegria grande na familia!!!Continue a aparecer no meu blog, é sempre benvinda!
Fica um beijinho

Julyane disse...

Oi Flor

Puxa estavas de férias e vi que mudou o visual do blog ein??? Está lindo como você Juju...
Olha eu costumo dizer Ju, que toda promessa passa por um teste de tempo e é verdade ein?

Bjs

Thiago disse...

Parabéns pelo blog, e obrigado pelas constantes visitas ao MoskitoLoko, depois me manda seu e-mail.

Abraço,
Moskito

Carlos Felipe disse...

Olá Juliana, entrei no seu blog, e gostei muito, ele está uma maravilha! Estou aqui, com um motivo de fazer uma parceria. Você aceita?
Eu sou dono do BLOG DIA A DIA. Vamos fazer parceria?

beijos!
DIA A DIA http://diadiacarlos.blogspot.com/

Felipe disse...

É realmente concordo com você, e gostei da enquete na sidebar também hein. Parabéns...xd

Ana Karina disse...

Muitos políticos entendem de promessas não cumpridas. rs. Realmente, prometeu tem que cumprir. Mudando de assunto... pelo jeito você será uma titia super coruja. E realmente uma criança alegra a vida. Quando minha sobrinha nasceu, fiquei super contente e sou apaixonada por ela. Felicidades e curta muito o sobrinho (a). Abraços.

Ana Karina disse...

Muitos políticos entendem de promessas não cumpridas. rs. Realmente, prometeu tem que cumprir. Mudando de assunto... pelo jeito você será uma titia super coruja. E realmente uma criança alegra a vida. Quando minha sobrinha nasceu, fiquei super contente e sou apaixonada por ela. Felicidades e curta muito o sobrinho (a). Abraços.

Brunette disse...

Olá!
Concordo plenamente com as suas palavras. Quem não pode, ou não tem intenção de cumprir uma promessa, nunca deve prometer! Quem não cumpre com o que prometeu está a desrespeitar a outra pessoa: ou lhe mentiu, porque já sabia que não ia cumprir, ou então nem sequer se esforça por fazer tudo o que é necessário para não faltar à sua palavra... Quando prometo alguma coisa, cumpro o que disse, nem que para isso tenha de fazer alguns sacrifícios!
Infelizmente, hoje em dia as promessas são cada vez mais frágeis e fáceis de quebrar porque a palavra "honra" já não tem significado para muita gente...

Beijocas

Eliane disse...

É isso mesmo!Uma pessoa honesta tem que honrar a siua palavra,senão perde a credibilidade e se essa é perdida,adeus!Bjus

Ana Cristina disse...

É verdade Juliana, promessa é uma dívida de honra, mas parece que a honra é uma virtude em franca extinção nos dias que correm.
Beijão pra vc!

Vera disse...

Oi Juliana! Vim parar aqui pelo blog de uma amiga. Gostei!
quanto ao post, concordo e muito com vc. Infelizmente cada dia mais as pessoas estão perdendo a noção do real sentido da palavra promessa! Diz-se as coisas por dizer...
Não prometo nada que não vá cumprir, seja qual for o tamanho da promessa.
Se não é prá cumprir, nem fale né!
Vou estar sempre passando por aqui...
Bjk

Paola disse...

Gosto muito do seu blog; algumas vezes passo e acabo não comentando, mas o post de hoje não podia não ser comentado.
Eu concordo com você. Posso até te dizer que cresci com uma pessoa mais ou menos assim; e hoje, isso não me afeta mais, sabe? mas o ruim é que essas pessoas que prometem e não cumprem acabam bos deixando, muitas vezes, bem chateados. Eu aprendi a lidar um pouquinho com isso, mas é bem difícil mesmo.

Adoro seu blog. Gosto muito do jeito que você escreve..
beijão

Layz Costa disse...

É verdade Juli, promessa é uma garantia que iresmo sob qualquer circunstância cumprir a nossa palavra...
Infelizmente se banalizou também a própria palavra, muito triste isso.

beijo Ju
=*

Isabela disse...

Muito interessante o seu blog.

Beijão...voltarei mais vezes!!! ;)

Janaína Souza disse...

Oi Jú, tudo bem? Que bom saber que vc gosta do meu blog... Tento seu um pouco polêmica tbém. rsrs. Não gosto de seguir nenhum padrão, na mesma hora que falo de politica, falo de religião, espiritismo, humor, auto-ajuda e assim por diante! É muito legar ver o reconhecimento das pessoas. Estou vendo seu blog e estou gostando do que estou vendo. Muito bom mesmo!
Como vc faz para colocar a quantidade de pessoas que estão online?
Segue meu email: janainakadosh@gmail.com
Beijos, obrigada e parabéns :-)

BarbieGirl disse...

Nossa! Que delícia esse seu cantinho!
Gostei muito e concordo com tudo que está em seu post sobre "promessas" pq é isso mesmo, se não pode cumprir não prometa, só fazem isso as pessoas sem carater e fez uma vez comigo eu perco a credibilidade no mesmo!

Adorei sua visita no meu cantinho!

Beijos da barbie!

sandre disse...

Infelizmente,

O homem é incapaz de cumprir suas palavras.
Afinal elas podem ser jogadas ao vento.
e muitas vezes, não vemos o estrago que causa, nossa falta de sensatez.

belo post

Abçs
Sandre

Viviane Andrade disse...

Olá Juliana!
Parabéns pelo blog e por esse texto incrível - assunto pra muita conversa. É realmente uma chatice esperar o cumprimento de promessas de pessoas que não dão a elas a devida importância.
Muito obrigada por sua visita ao www.simplesmenteviane.blogspot.com e pelo comentário. Continue lendo e deixando sua opinião, que é muito importante pra mim.
Abraços

RayanneSilvério ~~* disse...

preguiça de fazer trabalhos de escola?
eo adoroo (L)
é muito legaal..
e qdo é de grupo,eo que faço tudo pra saber mais que os outros ;P
vc está ''falando'' com a melhor aluna,rapá! poakposkoapksa
bejo ;*

RayanneSilvério ~~* disse...

tu também é Sãopaulinaaaaa?

*0*

vamoos ver se ganhaamos esse Brasileirããooo!
;)
bejos

.: Mikaá Negrão . disse...

adorei essa postagem! realmente quando não se tem autoridade e responsabilidade para fazer, a promessa é apenas um passo para levar ao conhecimento de todas a irresponsabilidade. gostei de seus comentá rios no meu blog.. volte sempre, já que agora estou visitando o seu sempre ! beijos !

GUILHERME PIÃO disse...

Concordo, prometer e não cumprir para mim é a pior coisa, sou do tempo que um fio de bigode valia muito.
Hoje sou que nem São Thome só acredito vendo...
Abraços

Aldair R. Rios disse...

è como diz o ditado promessa é dívida mesmo...que Deus nos ensine a sermos sábios no falar ...porque como disse Jesus, a boca fala daquilo que o coração esta cheio... (embora queremos maquiar um pouco)mais uma hora ou outra o que realmente somos é revelado...por nossas palavras...afinal o peixe morre pela boca

Ana Cláudia Bessa disse...

Oi!!!

Adorei seu blog mas eu vim aqui para te dizer que você ganhou 2 tickets de acompanhante grátis para cinema lá do blog O Futuro do Presente! http://ofuturodopresente.blogspot.com/2008/11/sorteio-dos-vale-ingressos-de-cinema.html

http://ofuturodopresente.blogspot.com/2008/10/mc-lanche-infeliz.html
vai lá ver!


Beijos e eu também detesto promessas não cumpridas e prometo que se você quiser eu mando os tickets para você!


beijos!

Renata disse...

Juliana, vi a sua visita no meu blog e resolvi retribuir. Vou te linkar, pois pelas poucas coisas que consegui ler ... gostei muito. Adorei as suas polêmicas. Espero que vc continua faalaaaaaaaaaaannndo mesmo! Bjão

Amanda Asseruy disse...

Infelizmente é essa a realidade que vivemos. Mentiras, promessas não cumpridas, deslealdades...
Espero que meus filhos (qdo eu vier a tê-los) encontrem ainda pessoas boas e honestas como eu encontrei.
Adorei o blog.
Obrigada pela visita ao meu e volte sempre.
Abs.

Amanda

Universo Da Mulher disse...

ola amiga estou passando pra retribuir a visita que fez no meu blog. sucesso e seu blog ta de parabens.

Felipe disse...

Hauhaha, verdade né!? Com a qualidade das animações...Xiii coitados dos atores, isso me fez lembrar o filme S1MONE, já assistiu?! depois da uma olhadinha...Ah! Tem o número 1 sim, não foi erro não...xD

--
Obrigado por votar. Faria a mesma coisa. tbm...xD

--
Até.

Cíntia Mara disse...

Ótimo texto. E tem toda razão! Temos que tomar cuidado para não dizer as coisas sem pensar e acabar prometendo algo que não vamos cumprir. E pior do que não cumprir uma promessa para com o homem é não cumprir com Deus. Vigiemos!

Bom fim de semana!

Amor Sem Limite disse...

Antes de tudo obg pela visitinha que vc fez no meu blog.
Adorei esse tema de promessas, não gosto quando as pessoas prometem as coisas e não cumprem, por isso não gosto de prometer nada e sempre desconfio de quem promete as coisas.
Você tá de parabéns pelo seu blog!!!

disse...

Eh... Infelizmente a grande maioria não cumpre suas promessas... e só no resta esse desejo de ser "passado pra trás" por acreditar em alguém.
Quem sabe um dia isso muda, não é!?
Gostei muito do texto!!!

bjsss

Dr..Amigo..Irmão..este sou eu, Rodrigo disse...

Olá,
primeiramente, obrigado por seu comentário no BLOG. Muito bom ter a opinião de outros "blogueiros".
Segundo.. estava lendo este post e achei-o fantástico.
Não só pela ótima relação que faz com uma experiência pessoal e as consequencias de uma promessa não cumprida, como a citação de Mateus.
Parabéns!

curupira disse...

FELIZ NATAL!!!

♥Poetisa Ordones♥ disse...

ah verdade...é que o temos de mais importante é nossas promessas...nossas palavras.uma possoa que nao tem palavra é impossivel se relacionar...pois todos nós procuramos um minimo de confiança...e a pior coisa em um relacionamento sao promessas desfeitas!
se vc nao é capaz de honrar suas palavras
entao nao prometa!

disse...

'(Mateus 5: 36) Nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Isso já diz tudo! Se não pode tornar um cabelo branco ou preto, então, não jures. (versículo 37) Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não.'

Adorei isso!
bjk

disse...

E gostei tanto que voltei pra dizer que 'roubei' pra postar lá no meu blog, se não se importa!

Estou numa fase meio assim, bom, melhor nem começar a falar ou escrevo um livro de uns quatro ou cinco volumes.

Bjk

disse...

Não resisti... voltei outra vez! (rs)
Serve pra mim, pra você e pro resto do mundo todinho!
Também odeio falsas promessas, Juliana.
Politicagem pra mim, não dá. O famoso 'te ligo depois' é de matar. Eu, que cumpro, fico no aguardo. Espero deitada, porque sentada deixa a bunda quadrada. As horas passam, os dias se vão, meses mudam e 'feliz ano novo!'... ainda não recebi a tal ligação que esperava. Tem gente que não consegue mesmo ter palavra alguma.
bjk