.

.

.

.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

43 - ENQUETE ENCERRADA

Sou Grata à todos que participaram!

Foi perguntado o seguinte:
"Tirando a corrupção, qual é o maior problema do Brasil da tua opinião?"

-VIOLÊNCIA
-SAÚDE
-EDUCAÇÃO
-DESEMPREGO
-MISÉRIA / POBREZA
-DESMATAMENTO

Trinta e quatro pessoas votaram e a opção escolhida foi 'EDUCAÇÃO' com 61% dos votos.
Eu tinha decidido comigo mesma que escreveria sobre a opção vencedora da enquete portanto, vou falar sobre EDUCAÇÃO.
Na verdade eu vou escrever o que o Senador Cristovam Buarque falou na televisão há um tempo atrás.
Como todos sabem ele frisa bem a educação em seu governo, tanto é que ele é conhecido como 'defensor intransigente da educação'. Ele falou que não devemos investir em qualquer educação, devemos investir em uma educação INTELIGENTE. O que seria essa 'educação inteligente?'
Hoje, quase todos os brasileiros querem estudar, estudar e estudar porém, para benefício próprio. As pessoas querem ter formações por pura ambição. Ninguém quer ser uma pessoa estudada com a finalidade de ajudar o próximo ou com a finalidade de espalhar seus conhecimentos no mundo. Tem muito profissional com vários diplomas, exercendo funções inferiores ao seu nível de escolaridade. E por que isso? Porque certos profissionais só pensam em dinheiro e nem se preocupam em exercer a função em que ele se formou através, por exemplo, de um trabalho voluntário. Muitas pessoas não trabalham por amor, trabalham unicamente por dinheiro. O próprio marketing, a própria propaganda das universidades incentivam à isso. Elas levam as pessoas à estudarem por ambição, para serem ricas.
Temos que incentivar uma educação que leve as pessoas à usarem seus conhecimentos acadêmicos para benefício do país, não somente para benefício próprio. Os alunos devem ter uma visão de mudar o país, do contrário, o Brasil não mudará nunca. Não adianta ter dezenas de diplomas, não adianta ter tanto conhecimento e guardar todos para você mesmo e não usufruir deles para mudar o país. Temos que estudar sim. Mas, temos que ter uma visão de que o nosso estudo deve contribuir para o desenvolvimento de muita gente, e não apenas para encher o nosso bolso. Devemos encontrar maneiras de utilizar nossos conhecimentos em prol de um mundo melhor. Estudar só para ficar rico ou só para ser chamado de doutor, essa educação não vai adiantar de nada. Precisamos de uma educação inteligente.
O Senador Cristovam Buarque não estava criticando os estudantes, ele criticava as universidades e escolas que só cultivam ambição em seus alunos e não cultivam neles uma visão de mudança de mundo.
Eu escrevi com as minhas palavras mas, basicamente foi isso que o Senador disse. E eu particularmente gostei muito do que ele falou. Quem gosta dele ou quem não gosta, eu não quero falar sobre isso, não quero falar sobre a pessoa 'Cristovam Buarque' . Eu apenas citei um trecho de um de seus discursos porque gostei muito, eu estou falando sobre o discurso, não sobre ele.

Bom, como todos votaram e assumiram seu voto, nada mais justo do que eu revelar o meu voto também. Fiquei muito em dúvida entre violência e saúde mas, no final das contas, optei pela ' violência ' que ficou em segundo lugar com 23% dos votos. Quem deu prioridade para a educação, fique atento às propostas apresentadas sobre ela. Já que para mim, a violência é o mais preocupante, nessas eleições vou escolher candidatos que apresentem melhores propostas para a diminuição da violência como por exemplo, mais policiamento, leis, mais câmeras pela cidade enfim, esse tipo de proposta.

Beijos à todos!

19 comentários:

disse...

aii e uvotei na violencia1
hahahahaha

Aii é muito chato ficar fazendo exame
ainda mais q o meu exme de sangue é demorado!

Martinha disse...

"Muitas pessoas não trabalham por amor, trabalham unicamente por dinheiro."

Pois Juliana, de facto é isto que acontece um pouco por todos os países desenvolvidos. As pessoas estudam muito e formam-se para assegurarem um trabalho e ganharem dinheiro para si, deixando para segundo plano o apoio que os outros obtêm com o trabalho. E isso pode mudar-se, como bem disseste mudando um pouco a mentalidade.
Gostei :)
Um beijinho da Martinha *

♥тєcα♥ disse...

Ju do céu e se eu te falar que eu optei por não fazer uma faculdade por perceber que as pessoas só te dão valor se você tiver entrado em uma, você acredita???

É sério optei pelos cursos tecnicos de tanto saco cheio que eu tava de estar no terceiro ano do ensino médio e ver gente falando vai fazer faculdade?
A fulana faz faculdade disso, a ciclana faz daquilo,e o negócio sobe pra cabeça tem gente que muda completamente depois que entra para uma faculdade,parece que tem um rei na barriga...

Hoje em dia as pessoas não dão valor pelo que você é e sim pela faculdade que você faz por isso as pessoas fazem pensando em beneficio proprio,triste mas é assim!!!

Beijos flor!

Carol disse...

Oie tudo bem?
Nossa eu imagino que educação é sem dúvidao problema que o Brasil mais enfrenta igualando quase com a saúde mas enfim, são tantos problemas que o nosso país tem que é difícil falar qual é o mais mais né ehhehh, nós só esperamos que um dia tudo isso mude p/ melhor.
Bom vou indo nessa, uma ótima semaninha p/ vc.
Bjs.

Monique Lôbo disse...

As pessoas estão cada vez mais egoístas e gananciosas.Guardam o conhecimento que tem pra si com medo de que outros possam se tornar "melhores" que ela.Não percebem que se unissem forças estariam muito melhores.Acredito também que essas milhões de faculdades que existem hoje também colaborem pra esse egoísmo,elas incentivam a individualidade,não criam meios de apresentar o trabalho voluntário para os alunos,e não apoiam os que aparem com essas idéias.O que as interessa é a mensalidade paga,de resto eles que se virem.Que tipo de cidadão elas estão formando assim?N~~ao quero generalizar,existem ótimas universidades,super conscientes,mas infelizmente são minoria.
Bjusss

elane rebello disse...

parabéns pelo comentario!!concordo q a violencia é preocupante, mas se houvesse mais educação,a violencia nao seria tao forte!!mas ja q ela está aí,temos q agir sim!!gosto do senador,ele tem propostas sérias!!!
e conheço um professor,da UNUPAR,OND ESTUDO,EM UMUARAMA-PR q é phd.pós isso e pós aquilo e é insuportável,humilha os alunos,nao explica a mat´ria direito e fala.eu sou doutor, cheguei aqui porque sou inteligente, se nao entedem a matéria,se virem, façam por merecer!!??pode??!!é o fim,um idiota e o país tem muitos idiotas assim!!!

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ disse...

nossa, teu blog é bem bom!

mas... vim convidar vc para conhecer o bazar, coisas lindas a preços incriveis! tem bolsa da louis vuitton hj ;)
aproveite!

bjs

Tah Babegirl ♥ disse...

oii .. faz tempinho que nao passo por aqui neh ? começaram as aulas ..
desculpa eu nao tinha visto o post de premiaçao ! fikei mto feliz !

e sobre essa enquete.. acho que tds esses sao um grande problema fica dificil falar qual eh o pior :S
bjoos !!!

sergio disse...

Parabenizo vc pela enqueta e pelos comentários sobre educação. Percebe-se ser uma pessoa extremamente crítica e humanista e nosso mundo, precisa de pessoas assim! abraço querida!

Cassius Vallim... disse...

Ola...
Obrigado pela visita e parabéns pelo blog... muito movimentado por sinal... o meu tá começando e tenho poucos visitantes rs...

Me adiciona na sua lista e apareça mais vezes...

Inté...

Carlos Henrique Leda disse...

Ola, li alguns comentários seus os quais gostei. Vc disse que optou por nao fazer faculdade, pois nao lhe importa o diploma. Adorei isso, são poucas as pessoas conscientes e que sabem que o que importa não é o papel, mas o conhecimento, e melhor, o conhecimento em prol dos outros.
No entanto nao desista de fazer faculdade porque outras pessoas fazem pelo motivo errado. Se houver algo que vc pode aprender lá, faça. Certamente terá outras experiências, conhecimentos. E poderá se desenvolver mesmo com quem se acha ;)

Parabéns novamente pela sua postura. Poucas pessoas a possuem.

Vc tem msn? Poderíamos conversar por lá tbm? Se quiser entre em contato (pode mandar recado p/ mim e depois eu apago, se quiser).

[]'s

Armindo Ferreira disse...

retribuindo a visita! volte sempre :)
bjus

Dany disse...

A violência que assola esse país é enorme, mas com educação, acho que resolveria boa parte dela. Tempo ocioso, é o que muito brasileiro tem!
Bjs

Ana Maria disse...

Na verdade todos esses temas me preocupam e estão relacionados. Também gostei do discurso, mas a nossa realidade é bem diferente.

Daladier Lima disse...

Quero chamar a atenção para o fato de que a corrupção endemiza e enfatiza os demais problemas. Aquele dinheiro que os deputados desviam iam resolver o dia-a-dia das pessoas sem oportunidade, que aí se tornam violentas. O mesmo ciclo se repete nas outras opções.

Ótima iniciativa!

Jéssica Alves disse...

É essa educação inteligente de que o brasil precisa. Por isso é o nosso maior problema. Não conseguimos reconhecer nossos direitos, como a segurança e a saúde.
Filas enormes do SUS e portões com cadeado as 17h da tarde. A gente precisa aprender a gritar!

Um beijo!

Fabiane Chianca disse...

Concordo com vc que hoje em dia as pessoas só querem saber de dinheiro..não pensam em ajudar o proximo!!
bjus

Ben disse...

Interessantíssimo seu ponto de vista. Concordo integralmente!

O ser humano (e brasileiros ainda mais) é naturalmente individualista. Como se não bastasse, no século XXI, individualismo é tão importante quanto "conhecimento" ou "informação". Realmente, a GRANDE maioria das pessoas precisam de incentivos para se esforçarem, estudarem, buscar a competência. Por outro lado, existe uma minoria... no extremo oposto. Têm a instrução, conhecimento e a capacidade de "produzir" algo, mas foram tão incentivados a isso da maneira errada que acabam trabalhando com um propósito errado. Imagine a raridade de alguém que pode ser chamado de "doutor" ou "excelentíssimo" e ainda se considerar um servo da sociedade, e não um senhor dela. Como já ouvi por aí : "Um médico que esteja disposto a se debruçar sobre a unha encravada do seu vizinho". Esses profissionais é que seguram a barra do país.

Ah... E quanto à enquete: Se pensarmos bem, a Educação é a única opção que (potencialmente) solucionaria as demais.
[Tou adicionando seu blog nos meus favoritos ;)]

Eliane disse...

Adorei seu comentário e vim aqui pra dar uma olhadinha no seu blog.Gostei muito e vou lhe linkar posteriormente.Um beijinho.