.

.

.

.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

45 - Comportamentos

Antes de começar a falar sobre o assunto de hoje vou só entregar alguns selinhos, é rápidinho.
Este selo acima "Este blog me dá asas" quem me deu foi a Monique Lôbo no dia 11 de Agosto. Obrigada Monique, amei. Eu já o tinha postado junto com os outros selinhos aí na coluna ao lado e agora o coloquei no post como de costume. Repasso este selo para o blog da Jéssica sleeping lessons e para o blog Viajante da Imensidão.


O Selo "Este blog é no Capricho" eu repasso para as minhas melhores amigas da blogosfera que são a Teca, Monique Lôbo, Layz, Nina e Martinha. De umas semanas para cá tenho conhecido novas blogueiras(os) espero um dia me tornar amiga de todos, estamos só nos conhecendo ainda (rs).

E o selinho "Este selinho é de coração" eu repasso para todos os que estão na minha lista de blogs. Nenhum desses selinhos têm regras portanto, não é necessário repassar e postar, só se vocês quiserem, lógico!
O título do meu post é 'comportamentos'. Dizem os especialistas em alguma área que eu não sei o nome, que quando alguém mexe com a gente nós podemos ter três tipos de reações: Podemos reagir com um comportamento passivo ou com um comportamento agressivo ou com um comportamento assertivo.
Por exemplo:
Imagine que você deixou seu carro no lava-rápido e quando o trouxe de volta para casa percebeu que tinha uma mancha no carro, ou seja, você pagou para lavar o carro e mesmo assim ele não ficou totalmente limpo. Como você reagiria em uma situação dessas?
Você mesma(o) limparia a mancha? Ou você voltaria até o lava-rápido e "faria o maior barraco"?
Quem disse "eu mesma(o) limparia a mancha", teve um comportamento passivo. E quem disse que "faria o maior barraco" teve um comportamento agressivo.
Mas, dizem que o ideal é termos sempre comportamentos assertivos. O comportamento assertivo não ofende e nem briga com ninguém (ao contrário do agressivo) e também não aguenta tudo de cabeça baixa (ao contrário do passivo). Em uma situação como essa nós podemos voltar até o lava-rápido, explicar que ainda tem uma mancha no carro e pedir para que limpem. Não precisa ofender ninguém e não precisa aguentar tudo como se nada tivesse acontecido.
Já pensou se você tem uma coleção linda de cristais delicadíssimos enfeitando tua estante e então, tua amiga vai te visitar e leva o filhinho dela de 3 ou 4 anos e ele começa à mexer em tudo. O que você faria?
Brigaria com a crianças e com sua amiga dizendo que o filho dela não têm educação (comportamento agressivo) ou deixaria o menino mexendo na tua coleção de cristais lindos correndo o risco de quebrá-los? (comportamento passivo).
Uma boa idéia de comportamento assertivo é arranjar algum brinquedo e dar para a criança brincar e dizer para a mãe dele que está dando o brinquedo pois, ele pode se cortar com os cristais. Não precisou criar inimizade com a tua amiga e nem perdeu os teus cristais.
Quando me falaram o exemplo do lava-rápido eu pensei logo em limpar a mancha do carro e o pior é que eu sou assim quase o tempo todo, tenho um comportamento passivo. Mas, devemos ter comportamentos assertivos principalmente no trabalho. Em vez de um chefe sair gritando com os funcionários ou deixar eles usarem e abusarem da sua boa vontade, ele deve procurar ter sempre um comportamento assertivo, não ofendendo ninguém e nem fazendo papel de chefe bobão.
Beijos à Todos!

21 comentários:

Dany disse...

Eu fiquei feliz comigo, pois qdo vc fez a 1ª pergunta do lava-jato, eu pensei que se fosse comigo, iria lá e pediria q lavassem novamente, mas sem fazer escândalos pois detesto baixaria! Ou seja, eu sou uma pessoa de atitudes assertivas!;)
adorei a explanação sobre o assunto... nunca havia parado pra pensar nessas possibilidades!
Bjs, Ju.

Carlos Henrique Leda disse...

Olá Juliana

Não precisa ficar com vergonha por apertar os dois botões. Ninguém nasce sabendo. Vergonha teríamos que ter se mesmo sabendo o modo correto de agir continuarmos a agir do modo errado, prejudicando aos demais.
Vergonha deveríamos ter se fizéssemos questão de desrespeitar os outros, e não creio que seja assim.

[]'s

Ana Maria disse...

Oi Polêmica!
É o Chaves mesmo!

Sobre o tema do post, por coisas pequenas eu até tenho um comportamento passivo. Se é por uma mancha, por um troco de baixo valor... mas quer me ver brigar é só ter que falar com o pessoal da imobiliária ou trocar algum produto no Carrefour. Aí tem barraco!!!! =)

Monique Lôbo disse...

Oi Ju, primeiro brigadíssimo pelos selos e pelo carinho!!Você sabe que eu adoro o seu blog,você escreve super bem e está sempre com posts criativos,além de tudo isso dá maior força pro meu blog,não esqueça que foi você quem abriu as portas do meu blog para as outras pessoas.E eu sou muito grata por isso. E ainda vive me dando presentinhos!!!Posso com isso!!=)
Eu realmente fico muito feliz pelos selos,ainda mais vindo de você minha amiga blogueira do coração!!Muito obrigada!!!!
Sobre o post,eu não tenho um comportamento padrão,as vezes reajo de forma ativa (grito,brigo e me estresso),as vezes de forma passiva (finjo que não vi e deixo passar) e as vezes assertiva.Depende muito do meu humor,mas me esforço sempre pra agir de forma assertiva,é a melhor maneira com toda certeza,você consegue o que quer sem nenhum estresse ou problema.
Mais uma vez muito obrigada!!!
Some não hein!=)
Bjusss

Jorge disse...

Olá Juliana, bom dia, fico feliz em saber que o meu blog está sendo visitado por vc, muito obrigado, bom amiga eu só tenho a lhe parabenizar mais uma vez pelo excelente blog e esse relato do comportamento que vc relatou tá show, agora se fosse meu carro que tivesse ficado a mancha se fosse algo pequeno eu mesmo poderia ter tirado a mancha, mais se fosse algo de coisa grande eu acharia que deveria voltar para ser limpo de novo, agora quanto a que vc disse sobre a criança brincar com os cristais eu seria prudente, por exemplo aqui na minha sala eu tenho uma coleção de medalhas e troféus e quadros de corridas e as vezes vem algumas crianças sim aqui em casa e quando eu vejo que vai quebrar eu logo aviso mais sem violencia...rsss...Ou quando alguma criança me pede uma medalha eu não dou e explico o seguinte que aquela medalha ou troféu é da minha coleção e quando em alguma corrida sobra alguma medalha em alguma corrida eu peço e deixo em casa e quando alguma criança pede eu dou, mais aproveito e falo para elas se inspirarem nos esportes.
Agora o que vc disse no meu blog, realmente é uma droga mesmo, não podemos nem mais praticar um esporte que amamos que tem certas pessoas egoistas e mesquinhas que não querem ver fazendo, tem lugares que não podemos nem passar por causa de assaltos e motoristas indelinquentes, mais quando eu corro na rua eu presto atenção em tudo fico que nem CORUJA com a cabeça girando em 360º graus...rsss...Mais o pior são é para mulheres que são mais frágeis e tem certos homens que querem fazer gracinhas, mais eu sempre digo para as mulheres para correrem acompanhadas. Obrigado também pela preocupação com meu amigo, eu visitei ele ontem no hospital e ele está se recuperando, Obrigado também pelos elogios, também faço um convite a vc, pq vc não vem também para o mundo das corridas o seu coração vai lhe agradecer muito. Agora sobre o livro vou lhe dizer uma coisa se vc tem um SONHO nunca desista dele, se vc tem este sonho de escrever o LIVRO, mais uma vez não desista, nada é impossível para DEUS, sei que escrever um livro, gravar um cd de músicas e até correr fica caro, mais persista que com certeza vc vai conseguir, olha vou te contar uma história que aconteceu recentemente com um amigo corredor, ele corre ultramaratonas, ele foi selecionado para correr no deserto dos E.U.A. entre milhares de corredores e não tinha patrocínio, sabe o que uns dos meus amigos fizeram, ele propós a seguinte coisa, se cada um dos corredores amigos que ele tem depositasse R$30,00 reais na conta dele ele conseguiria fazer esta ultramaratona e não é que deu certo mesmo depositamos o dinheiro na conta dele ele foi para os E.U.A. e conseguiu o feito de terminar a ultra em 2 dias para vc ver amiga nada é impossível para DEUS, se vc quer vc consegue sim. Outra dica percebi nesse meio eletronico que existe milhares de blogs de vários assuntos, eu tenho um outro blog também sobre corridas, e uma coisa que notei lá é que tem vários blogueiros que anualmente fazem encontro confraternizações de blogueiros pq vc não lança essa idéia de fazer um encontro em várias cidades de blogueiros seria uma forma muito legal de todos os amigo(a)s se conhecerem.
Bom já falei demais né...rsss...
Bom final de semana e que Deus possa te abençoar a cada dia.
Bjsss...

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

"O Autor", disse...

Nossos comportamentos, na maioria das vezes, funciona como uma forma de imposição, e por isso, inexplicáveis momentos de agressividade por mínimas irritações.

Obrigado por ter encantado meu Blog com seu perfume.

♥тєcα♥ disse...

Jú minha linda, obrigada pelo selo que lindão ameiiiiii, vou pegar o outro também pois afinal eu estou na sua lista não é???Rs!

Obrigada pelo elogio que bom que você gosta dos meus textos, fiquei feliz :D

Então eu já penei muito com amores frustrados, agora eu sou casada não passo por isso mais (espero não passar né?),mas dá pra servir de exemplo né?

Bem quanto ao seu post,eu tenho os 3 tipos de comportamento dependendo do meu humor do dia,e da situação também.No exemplo do carro eu limparia a mancha, tranquilo, mas no exemplo dos cristas eu já estressaria, crianças me estressam,rs e mãe que não sabem colocar freio nos filhos desde pequenos me estressam também, porque essas coisas vem da criação se a criança quebra tudo em casa e a mãe acha lindo com certeza ela vai fazer isso na casa dos outros, agora se ela quebra as coisas em casa e a mãe a repreende na casa dos outros ela vai saber se comportar né?
No trabalho eu tinha um chefe super estressado só se voltava pra mim gritando e eu com toda a calma do mundo expilicava as coisas e as vezes dizia que não adiantava ele se estressar a tóa pois isso não mudaria a situação no negócio.

Pensando bem, acho que isso depende mais da situação do que do meu humor do dia...rs!

Beijos Jú!!!

.!.!.!.Sofiih.!.!.!. disse...

Eu me considero com um comportamento assertivo. Não gosto que me deixem no prejuízo e não gosto de ser barraqueira. Gosto de reslver os problemas com calma, mas confesso que às vezes sou meio estressada.
Beijos.
http://happysofiih.blogspot.com

Jéssica Alves disse...

obrigada pelo selinho! Bom saber que te dá asas!*______*

Olha, eu na maioria das vezes não tenho comportamento assertivo, nem passivo, sou estúpida mesmo.
Chego a ser grosseira sem precisar fazer barraco, não gosto de chamar atenção!

huahauahauhauhau

beijos!

Eliane disse...

E eu também adoro.Vc viu que encerramento?digno de primeiro mundo.bjs

Monique Lôbo disse...

Tem post novo la no blog,com agradecimento especial pra vc!!
Bjusssssssss

Lia Honorato disse...

O seu blog é 1000.Lindo!Parabéns!

Suélen Lopes disse...

Olá, Juliana. Como passou pelo meu blog e eu ainda não a conhecia, passei para conhecer o seu cantinho e gostei. Parabéns! Vou aproveitar para comentar seu post. Acho que o comportamento assertivo é, realmente, a melhor solução, apesar de na maioria das vezes eu agir passivamente. Sou contra agressões. Somos todos humanos e temos o direito de acertar com os nossos erros. Porém, não devemos deixar que as pessoas exagerem e abusem de nossa paciência. Todos têm um limite e o melhor seria ninguém ultrapassá-lo e respeitarem o seu. A frase que sempre penso é esta: “Faça com o outro o que gostaria que fizessem com você”. Para mim esta frase é perfeita! Beijos

Cassius Vallim... disse...

Bicicleta parada??? rs... a gente estava andando... pedalando... e tirando foto com o celular rs... Só os tontos pra fazer isso... Mas depois a gente colhe os frutos... fotinhos bacanas e diferentes...

Bejos pra você e ótima semana...

Viajante da Imensidão disse...

Oi Ju...brigadão pelo selinho...gostei muito...vou postar no mural do meu blog...
Ainda não conhecia a classificação dos comportamentos humanos...mas de acordo com suas informações, geralmente eu sou passivo..rsrs...acho que preciso me impor um pouco mais para me tornar assertivo...realmente não podemos "armar o maior barraco", mas tambem não podemos ser fantoches...o certo é sempre exigir nossos direitos de forma pacífica e educada...
Uma ótima semana pra vc...Bjos

Pelos caminhos da vida. disse...

Obrigada pela visita,retorne qdo quizer.
Seu blog é lindo,bonito gesto esse de selinho.

Um lindo dia pra vc.


beijooo.

Nina Fernandes disse...

Hum.. Adorei os selinhos!
Muito obrigada!
Assim que eu estiver em casa os posto...
Você merece todos os selos!
Pois seu blog é excelente tbm!
Mas vc falando...
Nem sempre é facil ter o comportamento correto...
Mas não custa nada tentar...
Ah.. adorei o "melhores amigas da blogosfera"!
Com certeza vc tbm é para mim uma melhor amiga da blogosfera!
;)

sergio disse...

Juliana... seus seus são lindos... mandou muito bem... quanto ao post, que coisa né, interessante, mas como escrevi sábado "se gritar resolvesse problemas, Tarzan seria o melhor educador do mundo!"....só por curiosidade, qtos anos vc tem? vc tem uma criticidade de alguém que le e estuda bastante e de uma maturidade incrível! bj Ju.

• A l i n e x) disse...

Eu costumo ser assertiva, não gosto de barraco e também não fico engolindo tudo e guardando pra mim, tento resolver os problemas de forma positiva (Y)!

Acabei de ver que há alguns dias me indicou um selinho, OBRIGADA Juliana, no meu próximo post eu o colocarei por lá *-*

Já contei um pouquinho da minha rotina lá no blog! :)

Beeijos ;*

Layz Costa disse...

Ju, adorei a postagem. =D
Comportamento é sempre um tema bacana.
Eu sou mais passiva, tranquila.
beeijo e uma boa semana
;*

Britannicus Intelectus disse...

E desde o outro lado do Atlântico, tenho-te a dizer que quase caía abaixo da cadeira ao ver o selo do Red-Bull, de tanto rir...

Obrigado pelo comentário que me deixaste no outro dia! ;)

E de facto, sem dúvida... viver...NÃO CANSA! :)

És uma apaixonada pelo teu país... dá p'ra ver isso a olhos vistos! Eu gosto muito de Portugal, mas por ter uma espécie de fanatismo pela islandesa Björk, despertei um grande interesse pela cultura nórdica e vida islandesa :) hás-de passar lá no blog e ver algumas fotos :)

Um beijo! João Pedro ;)