.

.

.

.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

37 - Me empresta

Eu acho que emprestar as coisas não é uma das tarefas mais divertidas. E este é um dos principais motivos de brigas entre irmãos. Deixar o egoísmo de lado e emprestar as coisas diminuiria bastante o número de brigas entre eles.
Mas, é muito chato ter que emprestar as nossas coisas porque tem gente que abusa. Eu conheci um rapaz que tinha acabado de comprar um playstation original, novinho em folha. Só que a molecada da rua dele começou a pedir emprestado. Então, ele foi até uma feirinha, comprou um playstation falsificado e bem barato só para emprestar para a molecada. Tem pessoas, eu sou uma delas, que fica sem jeito de dizer "não" e as pessoas mal intencionadas se aproveitam disso para pedir tudo emprestado.
E existem pessoas que não têm zelo pelas coisas dos outros. De tanto minha irmã do meio insistir eu emprestei para ela uma calça jeans e ela arrebentou o zíper. Isso já se passou há semanas e ela ainda não mandou arrumar a minha calça. Meu pai já emprestou vários de seus livros para vários amigos e eles nunca devolveram os livros.
Há uns três anos atrás o meu sonho era ter uma camiseta preta. Um dia eu comprei a tão sonhada camiseta. Na época eu e mais algumas amigas de trabalho fazíamos academia, nós levávamos roupa de academia dentro da bolsa para malhar depois do expediente. Teve uma vez que uma das minhas amigas esqueceu a roupa de malhar em casa e perguntou se eu tinha pelo menos uma camiseta para emprestar para ela. Na ocasião eu vestia uma blusinha Baby Look que não serviria nela, então resolvi emprestar minha camiseta preta. Quando terminamos de malhar ela disse que levaria a camiseta para casa dela para lavar. Á partir daí ela começou a enrolar para devolver a camiseta. Cada dia era uma desculpa. Primeiro ela disse que a camiseta ainda estava no varal secando. Depois disse que precisava passar a camiseta. Depois disse que havia esquecido a camiseta em casa. Após vários dias ela me apareceu com uma camiseta branca, alegando que a mãe dela tinha deixado cair cândida na minha camiseta e ela teve que comprar uma nova. Como na loja não tinha da cor preta ela comprou branca. Simples assim. Eu empresto uma blusa preta e me devolvem uma branca. Que legal né gente!
Conheço muita gente que odeia emprestar o carro e eles alegam medo de batida.
Quando vou à praia minha irmã mais velha odeia me emprestar o protetor solar dela. Ela me diz: "Por que você não compra um para você?".
Eu e minhas irmãs sempre tivemos o costume de levar creme na praia para passar no cabelo senão nosso cabelo fica horrível. E elas também não gostam de me emprestar seus cremes para pentear. Se eu não esconder meus perfumes minha irmã do meio acaba com tudo.
Teve uma época em que eu trabalhava e todos os dias eu ía a uma banca de jornal na hora do almoço e comprava revistinhas. Bastava eu pôr os meus pés na empresa denovo que todas as meninas me pediam as revistas emprestadas. Eu emprestava, mas, era de má vontade porque elas me devolviam a revista toda dobrada, rabiscada e com orelhas.
Agora vou falar dele. O temido. O vilão dos empréstimos. O que ninguém gosta de emprestar, pelo menos eu não conheço ninguém que goste. O dinheiro. Emprestar dinheiro é fogo viu! Ainda bem que todo mundo sabe que eu vivo sem um tostão furado no bolso, assim ninguém me pede emprestado.
Uma vez eu tive um cartão de crédito e me apareceu tanta gente pedindo meu cartão emprestado para comprar roupa mas, eu nunca emprestei, sempre dizia que tinha esquecido o cartão em casa.
Há anos atrás tinha aquela novela chamada "Tropicaliente", e tinha uma personagem que precisava ir a uma festa, ou uma formatura, não me lembro direito. E ela precisava de um acompanhante então, pediu emprestado o namorado de uma outra personagem, só que ela era apaixonada pelo namorado da outra. Vocês emprestariam seus namorados em uma situação como essa mulherada?
Quando empresto algum CD ele sempre volta arranhado. É incrível como tem gente que não tem cuidado com as coisas dos outros. Parece que algumas pessoas têm um super zelo por suas próprias coisas mas, com as coisas dos outros não estão nem aí. Deveria ser ao contrário né! Já que não é meu, aí que eu vou ter o dobro de cuidado!
Mas, nesse mundo ainda existem muitas pessoas "mão aberta", ainda bem. Porém, deve existir muitas pessoas que não emprestam determinadas coisas nem sob ameaça de morte.
Quando eu conheço e confio na pessoa eu empresto muitas coisas numa boa e acredito que muita gente seja assim também. Porém, uma pessoa que nunca inventou uma desculpa para não ter que emprestar algo, deve ser raro.
Quando alguém não quer emprestar algo, deve ser por causa do zelo que ela tem com suas coisas e acaba ficando insegura, com medo de que não cuidem bem de suas coisas, ou por egoísmo mesmo. Tem gente que tem ciúme de suas coisas.

24 comentários:

Dany disse...

Emprestar realmente é algo muito perigoso! Eu tenho dificuldades em dizer não e temo pelas coisas que empresto. Fico rezando para que volte como veio e que as pessoas cuidem como se fossem delas. Problemas que têm pessoas que nem cuidam das suas próprias coisas, imaginem dos outros!
Dinheiro então, nem pensar. Já perdi mta grana nessa brincadeira. Não muita, pq enfim sou lisa, mas dinheiro que pra mim, faz falta, com crtza!
Bjs e muito legal o post e o tema!

Diego! disse...

Sobre livros emprestados....sou quase um bibliotecario...acho legal essa coisa dos livros passarem de mão em mão.
Pense do lado positivo...vc tem uma blusa branca e nova agora...

com amigos não vale nem estressar...estou com uma bermuda de um amigo a tempos... o engraçado é que nem uso, esqueço mesmo de entregar!

abraço

Maria João disse...

Esta semana que vem, vou em missão para junto dos sem-abrigo. Reza por nós e por todas as missões.

beijos em Cristo e Maria

Carlos Henrique Leda disse...

Olá Juliana

Emprestar tem muito a ver com egoísmo sim, tem gente que não empresta nada, nem a solidariedade, o ombro, o colo, o sorriso.
Mas não emprestar também não significa que somos egoístas, mas sim que podemos saber quem está pedindo, e baseado no histórico desta pessoa não emprestarmos, pois já sabemos como voltará. Vejo isso como consciência.
E com relação aos cremes que você falou aquilo não é empréstimo, afinal, o produto seria utilizado, e não se tem devolução. Livros, CD's, roupas, essas coisas se usam e podem ser devolvidas, já os cremes, perfumes não!

Gosto muito dos seus textos, continue assim. E se quiser e achar coerente com teu propósito, coloque um link em seu blog. O seu já está na minha lista.

[]'s e obrigado pelo comentário

Vini disse...

Olá tudo bem???
Parabéns pelo texto realmente muito bom, é difícil mesmo eu odeio emprestar meus cds putz as vezes parece que fazem de propósito sai riscando tudo kkkk... mas ta valendo oh vida cruel .... e muito obrigado pelo comentário no meu blog


bjos
Vini
undervini.blogspot.com

Fabiane Chianca disse...

Vim retribuir uma visita que fez no meu blog..pode voltar qdo quizer ok..

Agora esse lance de emprestar as coisas é dificil..já cai nessa de emprestar cartão de crédito e me ferrei, graças a Deus que pude pagar..imagine se não pudesse estaria ferrada mesmo!!Hoje em dia não empresto nem sob ameaça de morte!!
bjussss

Jéssica Alves disse...

Menina nem eu sabia, soube este ano!!
hahaha
Não sou cara de pau, mas minha prima faz questão de me emprestar livros e invento desculpa para não emprestar minhas coisas, só empresto àqueles que confio e que estão bem perto de mim!

hahaha

Beijos!

Monique Lôbo disse...

Eu tenho uma dificuldade tremenda em dizer não,por isso acabo sempre emprestando,e me dou mal muitas vezes.Fico muito chateada com quem não tem cuidado com as coisas dos outros,eu sou super cuidaddosa quando me emeprestam alguma coisa,e espero que façam o mesmo com as minhas.Em relação a dinheiro,eu odeio ter q cobrar,fico constrangida,por isso fico fugindo das pessoas que me pedem dinheiro emprestado.E namorado nem pensar!!!!
Bjusss

Sissi disse...

É, esse negócio de emprestar também não é comigo. Já fui besta, emprestei vários livros e me lembro bem para quem foi, mas até hoje me faço de besta porque já pedi e a criatura disse "não está comigo".
Enfim, hoje não empresto mais nada e se empresto, logo pergunto se já viu, se já leu, coisas do tipo.
Não sou egoísta, gosto de dividir, mas com aquelas pessoas que sabem respeitar meu espaço, meus gostos e meu cuidado.
Beijos!

Nina Fernandes disse...

Sinceramente, eu não gosto de emprestar minhas coisas não...
Nunca volta como eu emprestei...
Ai não sei porque...
Eu sempre tenho o maior cuidado principalmente com as coisas dos outros...
Porque acho que eu não tenho o direito de estragar o q não é meu...
Mais muita gente pessa bem ao contrario..
Faze o q né.. =/

cah disse...

eeu sou beem egoistaa auhahuauh
=]
naaum emprestoo nadaa meeu
soh paraa amigas mesmo xd
http://imensidadx3.blogspot.com/

GUILHERME PIÃO disse...

Eu era um mão aberta, mas de tanto tomar na cabeça e ser taxado de bobo, hoje aprendi a dizer não.
Nunca pedi nada emprestado, quando quero ou preciso de algo faço o maior esforço para te-la as minhas custas.
Emprestar principalmente dinheiro e perder os dois...o amigo e o dinheiro...isto vale para as coisas tambem...e olha que não sou materialista, só realista.
Abraços

Ana Maria disse...

Eu gosto de emprestar livros e DVDs, mas como você disse, nem sempre as pessoas cuidam ou às vezes nem devolvem, então... agora tenho que selecionar bem para quem devo emprestá-los.

Viajante da Imensidao disse...

Emprestar as coisas é realmente algo complicado. Mas como a Ana Maria disse, temos que selecionar as pessoas que merecem nossa confiança e ter coragem e a sutileza de dizer não para as pssoas que não merecem. Eu particulamente empresto pra quem eu confio...já os meus livros, eu tenho que confiar mesmo pra emprestar um e assim mesmo sob a maior recomendação de cuidado...

Acho que primeiramente devemos evitar de emprestar, para que as pessoas não se sintam no direito de pedir emprestado. Mas a casos em que emprestar alguma coisa, vai ajudar realmente a outra pessoa. A melhor solução é avaliar a situação e dar a resposta correta.

Bjos!!

Nanda Nascimento disse...

Complicado. Não importo de emprestar, mais sei dizer não quando necessário, pois quando você fala sim para os outros acaba falando não para você.

Agora quando confio na pessoa, deixo usar á vontade.

Um ótimo final de semana!

Helton Vieira disse...

Pois é menina... o mundo seria um lugar melhor se as pessoas compartilhassem mais as coisas com os outros. Emprestar algo que gostamos nem sempre é facil. Muitas vezes traumas do passado nos impedem, ou pelo menos dificultam as coisas, como foi o caso de sua camiseta preta... Gostei muito dos posts, tá aí uma coisa legal de se compartilhar... textos interessantes e com certa dose de polêmica (para debater).
Parabéns!

Martinha disse...

Emprestar alguma coisa dá sempre que falar... Por causa dessas razões que tu enumeraste: as pessoas, em vez de terem o dobro do cuidado porque têm coisas que não são delas, estão-se borrifando. Se vier danificado, azar... Eu acho que isto é como em algumas atitudes da vida, nos momentos de maior dor há pessoas que se preocupam em olhar mais para si, lamber as suas feridas e o outro que se cuide...
Eu não me importo de emprestar as minhas coisas, mas só se confio na pessoa é que empresto...

Beijinho *

Pelos caminhos da vida. disse...

Primeira visita!

De tanto perder, emprestando...

Aprendi a dizer não.

Um final de semana iluminado pra vc.


beijooo.

♥тєcα♥ disse...

Xiii Ju emprestar não é comigo também não não empresto nada, uma vez empresetei uma piranha de cabelo na época da escola até hoje,nossa e na épca da escola que é cruel para não ter o que se empresta de volta eu lembro que eu tinha um caderno de poemas,e uma menina achava lindo e pediu emprestado, eu ,como coração partido emprestei na outra semana a menina mudou de escola a sorte é que eu tinha o telefone dela e depois de 3 meses ligando para ela sem parar atras do meu caderno, ela foi na escola me devolver.
E canetas?Eu começava o ano letivo com a bolsinha cheia de canetas e antes de acabar o bimestre não tinha 1 pra contar historia,CD eu odeio emprestar um avez por causa de 1 musica eu emprestei um cd para uma maiga no outro dia ela nao trouxe disse q esqueceu 1 mes e nada estava na casa de uma amiga dela e pior,o cd me voltou com a capa quebrada, sem o encart onde temas letras das musicas, ai foi o fim decidir nunca mais emprestar absolutamente nada pra ningue.Dinheiro???
Posso estar com o bolso cheio,mas pra quem pede eu estou sempre sem, sabe porque Ju?
Porque que não tem amor ao proprio dinheiro nao vai ter ao dos outros,o mesmo para coisas pessoais,meu lema é assim:
-Você quer?Então faça como eu trabalhe e lute e é assim que conseguimos ter as coisas se eu posso porque você não?
É uma questão se senso!

Tem um selo pra ti no meu blog!

Beijão!

lane disse...

IH,ja me lasquei tb com esse negócio de emprestar as coisas,até meu teclado pediam emprestado,um dia queriam alugá-lo fins de semana,daí falei,agora chega,uma vez ou outra, até q vai,mas todo fim de semana?nao,compre um,se quiser tocar teclado,cantar,compre o seu,perdi um amigo,mas será q era amigo?prefiro ser sincera ,perder uma amizade,do q passar raiva,só pessoas especiais,de confiança,q conseguem algo meu emprestado.
bj

• A l i n e x) disse...

Realmente emprestar é uma tarefa difícil, eu tenho ciume das minhas coisas, mas não é por egoísmo que eu não empresto, é que eu ralei tanto pra conseguir (mesmo que tenha sido insistindo pros meus pais comprarem), e não acho justo alguém vir e pedir e estragar... Sem contar que tem gente que se acostuma, tem uma vizinha minha que acostumou a usar a batedeira da minha mãe, então ela compra sapatos caríssimos e não cria vergonha na cara pra comprar uma batedeira, as vezes ela vem pedir e eu falo que vou usar, porque minha mãe não sabe falar não... De certa forma sou ruim também pra isso. Nem todo mundo cuida do que é dos outros :x



~

Obrigada pelo comentário, realmente esse estágio é muito importante pra mim :)
Beeijos ;*

raissa disse...

raiodelua pifou... foi triste saber da noticia q nao consigo fazer mas nada la...deu um erro enormeeeeeeeeee...tava tao linda a nova v.s..pena q ela nao vai mais existir...e nen o raiodelua...=( mais pra conpensar fiz outro blog: http://raiodelua.luxury.zip.net/ se algum dia ele volta a presta eu aviso ... enquanto isso acessem o outro blog... bjoss http://raiodelua.luxury.zip.net/

valzinha disse...

Oi miga nun tive mais noticias suas mesmo vi q te deixei um recado e vc sumiu kk mas aiinda bem que vc voltou..e vc gosotu do jeito que ficou meu giga? Te dolu menina vê se nun somi kk bjinhos
Valzinha

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado