.

.

.

.

terça-feira, 15 de julho de 2008

27 - Homem x Mulher

Eu fui buscar no dicionário o significado da palavra machismo e só confirmei o que eu já imaginava.
O dicionário define a palavra machismo desta forma:
"Machismo" de macho.
Atitudes ou modos de macho; ideologia segundo a qual o homem domina socialmente a mulher.

Era exatamente o que eu pensava. É que tem pessoas que acham que o machismo são coisas que homens podem fazer e mulheres não. Mas, o machismo são coisas que o homem pode fazer mas, que exercem uma vantagem deles sobre as mulheres. O machismo são coisas que homem pode fazer mas, desde que essas coisas sejam vantajosas para ele, desde que a mulher seja dominada ou que ela fique em desvantagem.
O feminismo não é o contrário do machismo, como muita gente pensa. O feminismo é o combatedor do machismo. As feministas são contra a idéia dos homens exercerem vantagem sobre mulheres e mulheres exercerem vantagem sobre homens.
Também não vamos confundir mulheres feministas com mulheres machistas. E o pior é que existem mulheres machistas. Muitas mulheres gostam de ser dominadas pelos homens. Não estou dizendo quem está certo e quem está errado, cada um é feliz à seu modo. Eu mesma sinto dentro de mim que eu nasci para ser "Amélia" e nasci para paparicar marido (apesar de ainda não ter). Mas, eu jamais vou aceitar um homem me dizendo que eu tenho obrigações. Tudo o que eu faço é por prazer, se quando eu me casar, eu pegar gosto por ser dona de casa (é o que eu suspeito) vou cuidar da minha casa e do meu marido por amor, não por obrigação. Marido e mulher devem dividir os deveres e não separar os deveres. Jamais pensar: "Isso é para mulher e isso é para homem", nada disso. A mulher faz determinada tarefa porque gosta e o homem faz determinada tarefa porque gosta. E eles têm a liberdade de trocar de tarefa também. Até quando vierem os filhos, tanto o homem quanto a mulher devem sentir prazer em cuidar dos filhos juntos e não ficarem discutindo para ver quem deve cuidar, se é a mãe ou o pai.

Também deixo aqui o significado da palavra feminismo. De acordo com o dicionário; "Feminismo" de femina. Sistema que preconiza a igualdade de direitos entre a mulher e o homem.

Beijos!

15 comentários:

Tatah Marques disse...

O seu tbm esta viu !? rs
mto obrigada por comentar ...
ahhh toda vez que eu entro nesse assunto de "machismo" soh me leva a discussao ... mas mesmo assim eu bato o pe ateh o fim da mesma.
Eu axo que temos direitos de fazer o que quiser.. liberdade de nos expressar ..sentir e fazer o que bem entendermos ... afinal ..mulher aguenta muito mais coisa do que o homem diz aguentar...

bjs !

Loyze Millena disse...

oi miga teu blog e muito chou tanbem o brigada por ver minha fotos

PAPO DE MULHER etc.. disse...

hum assuntos mto interessantes no teu blog :) gostei!
beijos!

♥тєcα♥ disse...

Concordo com você,aqui em casa meu marido as vezes lava a louça vare a casa quando eu estou mal disposta,as vezes eu faço tudo,não se deve mandar o outro se dee fazer por que gosta daquilo que faz!
Obrigada Juliana,pela sua visitinha no meu blog!
Beijos!

Andreza disse...

Oiee..
Olha toda a razão...
Cada um faz o que gosta da vida e não vai ser um homem que vai mandar em mim!
Olha me desculpem mas eu não entendo as Mulher machista de jeito manera!
Mas tudo bem... como você disse, cada um é feliz à seu modo.

bjuss

Mariana Brizeno - Usa-me Senhor! disse...

Prazer em te conhecer!
Bjs!
Mari

Gabriela Mattos disse...

Ainda bem que somos mulheres, temos muitas batalhas a vencer, muitos tabus para quebrar. Nunca deixe nenhum homem te dizer o que fazer, você é dona do seu próprio nariz, e não escrava de um qualquer. Viva as Mulheres :D

Taíla disse...

Oie! Obg pelo comentário! Sim é mto bom ter amigos! C=
Seu blog tá show! Beeijo.

Maria Tereza Cichelli disse...

Parabéns pelo blog e obrigada pela visita ao COMENTANDO, sou a maria tereza, faço parte da equipe do COMENTANDO. Tenho tb o FOFOCANDO e o PATY & ESPORTE (da minha filha).
Vou linkar seu blog nos blogs que administro. Beijos pra vc e pra todos que por aqui passarem...

Anônimo disse...

Adorei seu post...
Está fenumenal...

Concordo com o que você disse...

Beijinhos e obrigada pelo comentario em meu blog!

Lila

Eder Silva disse...

OBRIGADO POR SUA VISITA E COMENTARIO...

ESTAMOS AE PRA AJUDAR....

FICA SEMPRE EM CONTATO....

titofarpas disse...

Olá...
Passei por aqui e adorei o blog...
Vou continuar a visitar...
Parabéns e felicidades

nandabandeira disse...

Oi, Juliana. Obrigada pela visita ao meu blog, seja bem vinda sempre a dar uma olhadinha lá. Realmente é triste quando perdemos um amigo, meu post foi escrito pensando em meu (ex) melhor amigo também.

Seu blog está muito legal, e quanto ao que escreveu sobre machismo, também me preocupo muito com a nossa sociedade, que é rodeada por um machismo velado. As mulheres estão sempre provando do que são capoazes e surpreendendo, mas a evolução no pensamento masculino (e até feminino) segue bem devagar.

Beijos para você.

alane disse...

oi, juliana... de fato o sorriso é uma porta de entrada ao bom dia. Mas há pessoas que usam mau o sorriso. Usam para menosprezar, para humilhar... e é uma pena... deveria ser proibido sorrir por motivos tão odiosos... beijão e obrigado pela visita ao meu blog

Carlos Henrique Leda disse...

Apesar de ser homem, nunca vi graça nenhuma no machismo, tampouco em demonstrar que sou macho fazendo idiotices como muitos querem.
No dicionário o termo pode significar a igualdade, no entanto um termo que quer expressar igualdade ser vinculado a um sexo não sei se é bom, pode gerar a dúvida que você mesma teve.
Talvez se usássemos o termo 'humanismo', ou o termo que criei, mundiota (definicao no blog) poderemos ter algo menos partidário, tanto no conceito quanto na forma de escrever.